Ford Ka 2019 ganha retoques no visual e transmissão automática
Norton Luiz
Publicado em 28 de julho de 2018 às 00:10 | Atualizado há 4 meses
Linha completa do Ka 2019 nas versões hatch, sedan e FreeStyle
Norton Luiz
Editor de Veículos
A linha 2019 do Ford Ka ganha retoques sutis no visual, com destaque para os novos para-choques, grade e desenho dos faróis, e cria também um ambiente interno mais agradável com o novo acabamento e nas cores e texturas dos materiais utilizados. O emprego de novos materiais contribuiu também para a acústica interna na eliminação dos ruídos. O modelo mira como concorrentes diretos o Chevrolet Onix, o Hyundai HB20 e o Volkswagen Gol, na versão hatch, e o Chevrolet Prisma, o Volkswagen Voyage o Hyundai HB20S na versão sedan.
Mais do que isso, o modelo passa a contar agora em toda a linha com motor 1.5 16V Dragon, de três cilindros, que rende até 136 cv (etanol) e 16,1 kgfm de torque, associado à transmissão automática de seis velocidades, conjunto antes utilizado apenas na nova versão aventureira FreeStyle. Esse conjunto mecânico foi trazido do SUV EcoSport da nova geração. Junto com transmissão automática vem a função SelectShift que permite trocas manuais na alavanca do câmbio.
O motor 1.5 pode ser combinado também com câmbio manual de cinco velocidades em todas as configurações do Ka, que é equipado também, nas versões mais básicas, com motor 1.0, de três cilindros, de até 85 cv de potência, acoplado com o novo câmbio manual de cinco velocidades, agora mais macio e preciso nos engates. O compacto chega às revendas da marca ainda este mês com preços que partem de R$ 45.490 e vão até R$ 68.990 na versão hatch e de R$ 49.490 a R$ 70.990 na versão Sedan.
Segurança
As mudanças na parte mecânica são consideráveis, além da segurança que ganha reforço de mais quatro aribags, sendo dois de cortina e dois laterais, somando agora seis bolsas de ar, disponíveis na configuração topo da linha, a Titanium. A central multimídia de 6,5 polegadas, flutuante e sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, com câmera de ré, é outro item importante empregada no novo Ka. Está disponível apenas nas versões mais caras, como também o sistema de controle de tração e estabilidade.
O motor 1.5 faz do modelo o mais potente do mercado no segmento dos compactos, mas nas mexidas feitas para deixar o Ka mais competitivo, o fabricante se preocupou também em reforçar a estrutura do compacto com a utilização de aços de alta resistência e aços adicionais nos pilares e teto visando melhorar a rigidez torcional do veículo. Tudo para limpar a barra do compacto depois de levar “bomba” nos testes de segurança da Latin NCAP, realizados no ano passado.
O Ford Ka foi todo desenvolvido no Brasil e sua comercialização abrange 125 países. A geração global do compacto foi lançada em 2014 e, no momento, é o segundo modelo mais vendido no mercado brasileiro, com destaque para a versão aventureira FreeStyle, que custa entre R$ 63.490 e R$ 67.990.
Mais potente
Na parte mecânica, o Ka 2019 não ganhou apenas o motor mais potente, representado pelo 1.5. Melhorou também na transmissão manual de cinco marchas. Agora, graças as mudanças, as 1ª, 2ª e 3ª marchas ganharam dupla sincronização. A marcha a ré também é sincronizada. Os engenheiros da Ford conseguiram reduzir o peso, os atritos e os ruídos da transmissão, que passou também a proporcionar acionamento mais suave.
Os engenheiros a focaram as atenções também na recalibração da suspensão, cujas mudanças são perceptíveis com o veículo em movimento. A direção com assistência elétrica ficou mais confortável e segura. A versão FreeStyle conta com sistema que detecta a inclinação exagerada da carroceria e mantém o carro firme no chão, atuando nos freios e reduzindo o motor.
Andamos na versão 1.5 Sedan Titanium. No rápido contato com o modelo foi possível constatarr que as mudanças mecânicas, incluindo a suspensão agradaram. No visual mudou pouco, mas o suficiente para deixar o Ka mais agradável na aparência. O motor 1.5, de 136 cv, tem excelente aceleração, mas “chora” um pouquinho quando exigido nas retomadas. Só nesse momento que se ouve ruídos no interior da cabine. O trecho de serra na região de Gramado, no Rio Grande do Sul, foi ideal para conhecer um pouco do desempenho do Ka 2019.
O câmbio automático faz trocas macias, quase que imperceptíveis, o que assegura mais conforto ao condutor e passageiros. Outro ponto de destaque é a suspensão. A engenharia da Ford acertou a mão na sua recalibragem e o resultado é um Ka firme no chão e que deixa o carro sempre na mão do motorista. Vale ressaltar também a boa e precisa direção elétrica variável, melhorada nas intervenções feitas no novo modelo.
No geral, o Ka ganhou ares mais modernos. Os detalhes nos para-choques que deram aparência mais robusta ao modelo. Os avanços são significativos nos pontos citados e põem o Ka em boas condições para brigar com o Onix, Prisma, Gol, Voyage, HB20 e HB20S nas versões hatch e sedan.
Versões, configurações e preços
Versão Hatch
Ford Ka S 1.0 (manual) – R$ 45.490
Ford Ka S 1.5 (manual) – R$ 51.990
Ford Ka SE 1.0 (manual) – R$ 45.990
Ford Ka SE 1.5 (automático) – R$ 56.490
Ford Ka SE Plus 1.0 (manual) – R$ 48.490
Ford Ka SE Plus 1.5(manual) – R$ 54.990
Ford Ka SE Plus 1.5 (automático) – R$ 58.990
Ford Ka 1.5 Freestyle (manual) – R$ 63.490
Ford Ka 1.5 Freestyle( automático) – R$ 67.990
Ford Ka Titanium 1.5 (automático )- R$ 68.990
Versão Sedan
Ford Ka Sedan SE 1.0 (manual) – R$ 49.490
Ford Ka Sedan SE 1.5 (manual) – R$ 55.490
Ford Ka SE 1.5(automático) – R$ 59.990
Ford Ka SE Plus 1.0 (manual) – R$ 51.990
Ford Ka SE Plus 1.5(manual) – R$ 57.990
Ford Ka SE Plus 1.5(automático) – R$ 62.490
Ford Ka Sedan SEL 1.5 (manual) – R$ 65.990
Ford Ka Titanium 1.5 (automático) – R$ 70.990