Jaguar F-Pace estreia novo motor 2.0 Ingenium na linha 2018
Norton Luiz
Publicado em 5 de outubro de 2017 às 17:17 | Atualizado há 4 meses
Norton Luiz
Editor de Veículos
Primeiro SUV a ser produzido em toda a história da marca britânica de veículos de luxo, o Jaguar F-Pace chega à linha 2018 mais completo e com mais uma opção de motor. A partir de agora as versões Prestige e R-Sport do modelo passam a ser equipadas com o motor o ingenium 2.0 a gasolina. Trata-se do primeiro propulsor da família Ingenium a gasolina a equipar um veículo no mercado brasileiro. A utilização do novo motor abre uma nova versão de entrada do F-Pace.
A linha F-Pace é complementada com versões equipadas com motor 2.0 Diesel (180 cv) e 3.0 V6 a gasolina (380 cv). Os preços da linha 2018 partem de R$301.400 (Prestige 2.0 gasolina) e chegam a R$ 408.400 na versão S, a topo de linha da gama. Essa versão é equipada com o motor V6 Superchaged de 380 cv de potência, que conta com de 20’, sistema Adaptive Dynamics, faróis de LED, entradas de ar com acabamento na cor preta e teto elétrico panorâmico.
Como item de série desde a versão de entrada Prestige, o F-Pace traz sistema iluminação interna configurável com uma gama de 10 cores diferentes, uma gama ainda maior de design de rodas de 19’ ou 20’, de acordo com a versão, revestimento de bancos e volante em couro premium além de retrovisores aquecidos e a inclusão do novo sistema de entretenimento da Jaguar, o InControl Apps.
Mais esportivo
As versões R-Sport ganharam com apelo ainda mais esportivo com a inclusão de rodas 20’ pintadas em preto, paddle shifts para trocas de marcha sequenciais em alumínio, soleiras laterais esportivas, para-choque dianteiro redesenhado e saídas de ar laterais com acabamento em preto. Conta com o sistema de travamento de portas Activity Key como item de série. Com ele, o motorista pode travar totalmente o veículo por meio de uma pulseira à prova d’água e de choque, simplesmente ao aproximar a pulseira da letra “J” do “JAGUAR” estampado na tampa do porta-malas.
De série, a versão R-Sport oferece também Head Up display a laser, volante esportivo e para-brisas com filtro de raios UV. Com 250 cv de potência, o propulsor é bastante leve e compacto, fabricado com extenso uso de peças leves em alumínio, desenvolvendo 365Nm de torque a apenas 1.200 rotações. Aliado ao câmbio ZF automático de oito velocidades, o propulsor de 250 cv faz o F-Pace sair da imobilidade e atingir os 100 km/h em apenas 6.8 segundos.
Por dentro, o acabamento dos bancos, portas, painel e volante é em couro Premium Windsor com costura dupla e padrão quadriculado em relevo. Além disso, o modelo é equipado com sistema iluminação interna configurável com uma gama de 10 cores diferentes, sistema de entretenimento InControl Touch Pro e o painel de intrumentos de 12,3” em TFT. O porta-malas tem capacidade para 508 litros.
Sistema de entretenimento
O sistema de entretenimento InControl Apps integra uma tela de oito polegadas sensível ao toque com interface totalmente reestruturada, mais intuitiva e com melhor resolução, bastante similar a dos smartphones e tablets. Nele, o usuário poderia espelhar seus APPs preferidos na tela do veículo. Além disso, o sistema conta com um sistema de navegação mais rápido e fácil de manusear, graças ao cartão SD de memória para informações de rotas. Os mapas são mostrados em 2D ou 3D, tornando a navegação simples.
Quando equipado com o sistema de entretenimento InControl Touch Pro, disponível de série na versão S e como opcional nas demais versões, o F-Pace conta com um processador quad-core e disco rígido de 60GB. Nesta configuração, o F-Pace traz uma tela de 10,2 polegadas e som Meridian com 17 alto-falantes e 825 watts de potência, dando uma experiência surround única.
Toda a linha F-Pace também está equipada com o sistema All Surface Progress Control (ASPC), tecnologia que permite o motorista controlar apenas o volante em situações de terreno escorregadio como neve, gelo e grama molhada, por exemplo. O sistema controla o acelerador e o freio do veículo, aplicando pouco torque nas rodas, resultando em uma direção suave com pouca ou nenhuma derrapagem, opera entre as velocidades de 3,6 Km/h e 30 Km/h.
Ainda assim, nas situações de terreno escorradio, alguns motoristas preferem controlar a aceleração e frenagem o veículo por si só, para isso o F-Pace oferece o sistema de Low Friction Launch (LFL). O F-Pace é o primeiro veículo Jaguar a oferecer a tecnologia que, uma vez selecionado na tela touchscreen, muda a configuração de aceleração do veículo resultando em uma distribuição de torque progressiva, permitindo ao motorista uma direção mais suave, em qualquer tipo de superfície.
O F-Pace ainda tem disponível o Head-up Display, tecnologia que projeta informações importantes do veículo no para-brisa para que o motorista mantenha a atenção no seu percuso, o controle de cruseiro adaptativo, monitor de ponto cego e assistência para estacionar, que auxilia o motorista no estacionamento por meio de um monitoramento 360º do entorno do veículo.