Volvo V60 desembarca no mercado brasileiro por R$199.950
Norton Luiz
Publicado em 6 de junho de 2018 às 22:08 | Atualizado há 4 meses
Norton Luiz
Editor de Veículos
O Volvo station wagon V60 já está com pré-venda aberta no Brasil. O modelo, que chega ao mercado na versão única Momentum, tem preço sugerido de R$ 199.950. A exemplo do Novo XC60 e dos modelos da série 90 (como o XC90, também comercializado no Brasil), o V60 é fabricado sobre a nova plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture).
O modelo dispõe de transmissão automática de 8 velocidades acoplada ao renovado motor T5 Drive-E, de 2 litros, 4 cilindros em linha, com turbocompressor e injeção direta de gasolina, que produz 254 hp de potência máxima a 5.500 rpm e 350 N.m de torque entre 1.500 e 4.800 rpm. Trata-se de um propulsor reconhecido por sua eficiência e baixo nível de emissão de poluentes.
A personalidade forte do Volvo V60 é ressaltada pela grade dianteira imponente e faróis em FULL LED no formato Martelo de Thor – elemento de destaque na linguagem de design da Volvo Cars – com funções de acendimento e nivelamento automáticos e luzes dianteiras de condução diurna de LED. A traseira é definida pela lanterna com feixes de LED, composta por um conjunto ótico que se prolonga na tampa do porta-malas.As roda são e liga leve de 18 polegadas.
Interior
No interior, além de desfrutar de uma cabine requintada, os passageiros contam com sistema de entretenimento e conectividade Sensus, acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar.
A tela de 9 polegadas é tão sensível que você pode usá-la com luvas, e a superfície é revestida com um material especial que reduz o brilho. Navegação, conectividade e entretenimento são de facílimo acesso. Como nos modelos da série 90 e 60, a integração do smartphone está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto..
O V60 T6 apresenta painel de instrumentos digital personalizável de 12,3″, que traz as informações mais relevantes à frente do motorista, ajustando sua luminosidade automaticamente de acordo com as condições de luz ao redor.
O entre-eixos é 9,6 cm maior que a geração anterior. Além disso, os assentos dianteiros estão mais finos e os traseiros, desenhados para um melhor espaço para as pernas dos passageiros. O porta-malas tem volume de 529 litros, que podem ser expandidos para até 1.364 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. O encosto traseiro do V60 adapta a diferentes necessidades com sua divisão 60/40, podendo ser dobradas para uma superfície de carga quase plana.
Referência em dirigibilidade
Usando um botão de seleção posicionado entre os bancos dianteiros, o condutor escolhe a entre três configurações pré-estabelecidas ou personalizar a sua própria, que alteram rotação para mudança de marcha, resposta do acelerador, suspensão e peso da direção. São eles os modos Eco, Confort, Dynamic e Individual.
Seguindo os exemplos de outros modelos da marca, o Volvo V60 chega ao Brasil equipado com o inovador City Safety de segunda geração com assistente de direção, que entra em ação quando a frenagem automática sozinha não seria suficiente para evitar uma colisão em potencial. Nessas circunstâncias, o carro oferece assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente. O City Safety opera para evitar colisão contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte, atuando tanto de dia quanto durante a noite.
A station wagon também disponibiliza como item de série sistema de alerta de mudança de faixa – emite um alerta sonoro e esterça o volante automaticamente evitando possível acidente entre 65 km/h até 200 km/h –, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
O V60 oferece ainda um sistema inédito no segmento: Mitigação de Pista Oposta, que aplica frenagem automática para reduzir o dano de colisão com um veículo que se aproxima na contramão. Seu funcionamento se dá entre 60 km/h e 140 km/h.
O modelo acrescenta ainda controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de direção semiautônoma. O Pilot Assist – que atua na direção, na aceleração e na frenagem do veículo em vias bem demarcadas até 130 km/h.