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Internautas tentam boicotar comercial de O Boticário que tem casais gays

RIO - O Boticário lançou, na semana passada, na TV aberta e na internet, um vídeo para sua nova campanha de Dia dos Namorados. O comercial mostra casais heterossexuais e homossexuais trocando presentes e abraços carinhosos. A música que toca ao fundo, uma versão instrumental de “Toda forma de amor”, do compositor Lulu Santos, reforça a bandeira da diversidade. Mas a propaganda suscitou uma guerra virtual entre aqueles que não gostaram do posicionamento da empresa e os defensores dos direitos dos homossexuais.

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Com quase um milhão de visualizações, o vídeo “Dia dos Namorados O Boticário” acumulou mais de 140 mil “dislikes” (marcações de “não gostei”) e 160 mil “curtidas”, um exemplo do cabo de guerra que o vídeo se tornou. Na sessão de comentários, com mais de 22 mil “pitacos”, muitos internautas convocaram um boicote a produtos de O Boticário e também de outras marcas que defendem a união entre pessoas do mesmo sexo, como Coca-Cola, Microsoft, Nike, Disney, Apple, Visa, Amazon, etc.

“A família está em risco. Precisamos mostrar a nossa força. Não podemos comprar nem consumir mais nada dessas empresas. Boicote! Precisamos mostrar que não aceitaremos LGBTs. Não temos preconceito, mas isso já é demais”, disse um dos usuários do YouTube.

“Não ficaremos calados apenas assistindo as tentativas dessa sociedade pós-moderna de acabar com nossas famílias tradicionais”, protestou outra internauta.

boticario

  Por outro lado, internautas reagiram convocando um “Mutirão para dar like no vídeo do O Boticário” pelo Facebook. Mais de 8 mil pessoas já participam da ação. Diretor da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS-RIO), Carlos Tufvesson também utilizou a internet para se manifestar:


“Nesse Dia dos Namorados, faça um bem ao nosso país e presenteie com um produto do Boticário quem você ama! Chega de tanto ódio!”, aconselhou o militante no Facebook.

Segundo a página “Quebrando o Tabu”, uma mensagem homofóbica também circula no WhatsApp pedindo para que os internautas marquem a opção “não gostei” no vídeo hospedado no YouTube.

Já no site “Reclame Aqui”, uma reclamação formal ao conteúdo do comercial foi feita por uma consumidora de Curitiba.

“Fiquei muito insatisfeita em assistir a um comercial onde ocorre a banalização das famílias no modelo tradicional, e onde aparecem famílias homossexuais, como se fosse normal. (...) Se tem na novela, eu mudo de canal, mas a propaganda está em todos os meios. Não quero que meus filhos assistam essa propaganda”, argumentou a moça que se identifica apenas como Patrícia.

O Boticário fez questão de responder à reclamação dizendo que “acredita na beleza das relações”.

“A proposta da campanha ‘Casais’ é abordar, com respeito e sensibilidade, a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor, independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual”, deixou claro uma funcionária da companhia.

Mas quem apoia “toda forma de amor”, como prega o hit de Lulu Santos, também se manifestou.

“Que bela campanha O Boticário. Com sensibilidade e doçura vocês transmitem a essência do relacionamento. Mostram apenas o amor que existe independente da opção sexual. Lindo, lindo, lindo! Confesso que não uso muitos produtos da marca, mas agora serei um cliente fiel”, comentou um usuário no YouTube.

“Parabéns pela iniciativa, O Boticário. Aos poucos vamos quebrando esse tabu. Viva um mundo sem preconceito, que seja justa toda forma de amor”, escreveu outra cliente.

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