O Dia dos Namorados, comemorado hoje, 12 de junho, é uma data muito esperada pelo comércio em geral, já que as vendas tendem a aumentar. E um setor que tem crescido muito e com a data deve faturar ainda mais é o mercado erótico e sensual. O mercado de produtos eróticos no Brasil deixou de ser tímido, escondido, quase exótico e cresceu, no ano passado, 8%, somando 9,5 milhões de itens vendidos por mês, o que representa cerca de R$ 80 milhões mensais, conforme a Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico e Sensual (Abeme).
Outro setor que espera crescimento no Dia dos Namorados é o de motéis, com expectativa de aumento de 20% em relação ao ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Motéis (Abmotéis). No Brasil existem aproximadamente cinco mil motéis que movimentam R$ 4 bilhões por ano. A estimativa da associação é que a data movimente este ano R$ 42 milhões em todo o Brasil. A frequência de casais que devem ir a motéis no Dia dos Namorados também prevê aumento, que gira em torno de 30%. "O segmento moteleiro está otimista para a movimentação nesta data. Esperamos atrair milhares de casais para comemorarem o Dia dos Namorados nos motéis", acredita o presidente da Abmotéis, Eusébio Ribeirinha.
As românticas e tradicionais flores também devem ser um dos presentes escolhidos para a data. Conforme pesquisa do Sindicato do Comércio Varejista de Flores e Plantas Ornamentais do Estado de São Paulo (SindiFlores), em parceria com a empresa Hórtica Consultoria, o comércio de flores indica aumento de 4,6% nas vendas deste ano. No ano passado, as vendas de floriculturas e lojas do setor foram prejudicadas em todo o País devido a abertura da Copa do Mundo ter sido no dia 12 de junho, coincidindo com o Dia dos Namorados. Para o consultor Hélio Junqueira, as floriculturas estão moderadamente otimistas com as vendas para a data, visto que "49% delas consideram que os resultados comerciais serão maiores que os obtidos na mesma data em 2014", ressalta.
O gasto médio dos brasileiros com flores para presentear na data é de aproximadamente R$ 90,00, o que representa uma redução de 12,3%, visto que no ano anterior o valor gasto ficou em R$ 100,25. Mas a preferência do consumidor ainda continua a mesma, sendo as rosas vermelhas as campeãs, representando 51% daqueles que pretendem dar flores de presente. "Buquês e ramalhetes de flores diversas e cestas com pelúcias e chocolates são outras opções", diz Junqueira.
Vendas on-line
Uma das razões para o aumento das vendas de produtos eróticos e sensuais na data é a facilidade de se comprar pela internet, em sites especializados ou até mesmo pelas redes sociais. Conforme a Abeme, dos canais de venda utilizados pelo setor os que têm maior crescimento até o momento são a internet (52%) e a consultoria domiciliar (21%), que vem demonstrando ser um canal de futuro promissor. A empresária Vanessa Cristina Binoti Borges, que é proprietária da loja virtual Artigos Sex Shop, destaca que vender pela internet é o que impulsiona as vendas e o atendimento domiciliar personalizado também. "As vendas pela internet se equiparam na ordem de 50%. Trabalho também com eventos de chá de lingerie, atendendo cliente com horário cadastrado e exclusivo para mulheres, tendo em vista que esse assunto ainda é um grande tabu para muitas mulheres", explica.
De acordo com Vanessa, os produtos mais vendidos nessa data, em específico, são de decoração, como balões, velas, pétalas, taças, e custam R$ 5,99. A empresária destaca que também há a procura por Gel Excitante, que tem a média de preço de R$ 15,00 e produtos comestíveis, que custam em torno de R$ 10,00. Para a empresária, a realização de promoções com kits de produtos chama a atenção das clientes e impulsiona as vendas na data. "Montei kits de decoração, básico, intermédiarios e kit luxo, com preços bem bacanas e para todos os bolsos, ganhando brindes diferentes, dependendo dos kits comprados. O motivo de ter feito a promoção é para aumentar as vendas e chamar a atenção na internet", conta. Para Vanessa, o período do mês dos namorados representa um grande aumento nas vendas e, "sem nenhuma dúvida é a melhor data comemorativa do ano neste ramo de atividade, aumentamos o faturamento em torno de quase 100% ou até mesmo passando", comemora.
Professor orienta como presentear sem se endividar
Bia Mendes
Uma das dificuldades encontradas por muitos casais na hora de presentear no Dia dos Namorados é encaixar o presente com o orçamento. Para o professor de finanças do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec/RJ), Nelson de Sousa, o ideal é programar com antecedência o que se pretende comprar. "Quem planeja com antecedência e vai construindo uma reserva estratégica, fugindo dos juros e financiamentos onerosos, tem normalmente capacidade de surpreender a pessoa amada, com um presente mais impactante, além de demonstrar que não se lembra dela apenas numa certa data, mas mantém para com a mesma uma preocupação e atenção perene", ressalta.
O professor destaca que deve haver prudência ao fazer as compras, e aconselha que não se deve comprar por um simples anúncio ou pelo impacto e fascínio de uma vitrine. É preciso avaliar se o presente irá agradar a outra pessoa. "Uma vez escolhido o objeto da compra (que pode ser um bem, um serviço, ou ainda um programa), veja qual é o modo mais vantajoso de obtê-lo além do preço que pagará por ele. Se há alguma outra vantagem possível: um desconto, um crédito futuro, benefícios num programa de milhagem ou de fidelização", explica.
Uma opção de presente é uma viagem com a pessoa que se ama e uma das maneiras de evitar gastos é utilizar de programas de fidelidade, com o acúmulo de pontos ou milhas, por exemplo. Há promoções de passagens pela metade e até 1/3 dos pontos normais. "Este é um bom momento para se avaliar essa avalanche de ofertas, mas mantendo-se atento e avaliando sempre se as mesmas são efetivas e se há algumas opções ou encargos nas mesmas, que não tenham ficado claro nos anúncios", orienta Nelson.
Tributos podem chegar a 80% do valor do presente
Ao presentear a pessoa amada hoje, o contribuinte brasileiro poderá destinar, neste ano, quase 80% do valor do presente em tributos para os governos federal, estaduais e municipais. Os cosméticos, alguns dos itens favoritos na troca de presentes, tiveram um aumento na tributação a partir do mês de maio e estão no topo da lista: o perfume e a maquiagem importada lideram o ranking com 78,99% e 69,53% de tributos, respectivamente, seguidos por suas versões nacionais, com carga tributária de 69,13% e 51,41%.
Conforme dados do comércio, há a expectativa que este ano o brasileiro invista menos nesta data, devido o enfraquecimento da economia e os juros cada vez mais altos. Segundo os órgãos de pesquisa, as vendas devem ser até 5% inferiores em relação ao ano anterior. Os itens mais comprados são os de menor valor. A tendência é que as pessoas, na média, consumam até 30% do que investiram no ano anterior. Pensando nessas questões, a orientação de especialistas é que a hora de exercer a criatividade, para surpreender a pessoa amada.
Conforme o levantamento, entre os itens que fazem a alegria dos casais apaixonados, os eletrônicos também apresentam elevada carga tributária, como no caso do aparelho MP3 ou Ipod, que chega a quase 50%. Já o valor da câmera fotográfica os tributos são de cerca de 45% e do tablet é de 39,12%. Os aparelhos de telefone celular têm carga tributária de pouco mais de 33%. O jantar romântico em restaurante também tem um alto percentual de tributos, que equivale a 32,31% da conta. Já o fondue de chocolate tem 38,51%, o fondue de queijo, 36,54%, o champagne, 59,49% e o vinho, 54,73% de encargos.
De acordo com o presidente-executivo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), João Eloi Olenike, por serem considerados itens supérfluos, esses produtos têm alta incidência de tributos como ICMS e IPI (no caso dos produtos industrializados) e imposto de importação, nos itens produzidos fora do País. "A cada ano, a elevada carga tributária sobre os produtos e serviços, aumentando o preço desses, torna a tarefa de escolher o presente para a pessoa amada um verdadeiro desafio", afirma.
Data movimentará R$ 42 milhões em motéis de todo o Brasil
Da assessoria
Para a Associação Brasileira de Motéis (Abmotéis), manter o faturamento igual ao de 2014 no Dia dos Namorados será um grande feito, já que a margem foi corroída pelos aumentos de água, energia, IPTU, entre outros itens. "O ticket médio gasto vem em queda desde o começo do ano. Entretanto, temos criado parcerias que permitem a reserva de pacotes diferenciados durante toda a semana dos namorados em motéis", afirma Humberto Sammarco, diretor da Abmotéis.
De acordo com a Abmotéis ainda não há dados estatísticos sobre o valor médio gasto pelos brasileiros nos motéis. O órgão atesta que é notória a margem de crescimento nos últimos anos. No Brasil existem aproximadamente 5 mil motéis que movimentam R$ 4 bilhões por ano. Para 2015, o setor deve crescer 20% em faturamento com alta de 15% do número de clientes.
A estimativa da associação é que a data movimente este ano R$ 42 milhões em todo o Brasil. Isso representaria um aumento de 20% em relação ao dia dos namorados do ano passado. O aumento da frequência de casais no dia dos namorados gira em torno de 30%. "O segmento moteleiro está otimista para a movimentação nesta data. Esperamos atrair milhares de casais para comemorarem o Dia dos Namorados nos motéis", declara o presidente da Abmotéis, Eusébio Ribeirinha.
Que o dinheiro não seja motivo de DR
Da redação
Em tempos de inadimplência, o ideal é ter cautela. Fazer um jantar romântico em casa, evitar parcelamentos de longo prazo ou investir em um presente criativo e artesanal são algumas opções. Especialistas do Serasa Consumidor também dão dicas para que o dinheiro não desgaste o relacionamento.
Neste Dia dos Namorados, a tentação de sair comprando presentes para a pessoa amada é grande, mas os economistas da Serasa Experian alertam que a falta de planejamento e a compra por impulso podem ser as vilãs da inadimplência na vida dos pombinhos. Para os próximos trimestres, há uma tendência de crescimento das taxas de inadimplência, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor, o que exigirá ainda mais cautela por parte do consumidor.
Pensando nisso, o especialistas do Serasa Consumidor, braço da Serasa Experian voltado para os consumidores, propõe uma reflexão para que você e seu parceiro estejam em sintonia quando o assunto é vida financeira.
1.Coloque as contas na ponta do lápis. Faça as contas de todas as dívidas que já possui e os gastos que devem entrar nos próximos meses; 2. Fale sobre sua situação financeira com o seu parceiro. Mesmo que esteja em apuros, falar a verdade é sempre a melhor saída; 3. Pesquise preços e pechinche. Por mais que o consumidor queira agradar a pessoa amada, a escolha deve se encaixar no seu bolso; 4. Se um jantar romântico não pode ser oferecido em um restaurante, abuse de seus dotes culinários, veja receitas e se arrisque fazendo você mesmo o jantar; 5. Evite comprar presentes caros para não comprometer ainda mais a renda, não esqueça de que o cenário econômico de alta nos preços diminui seu poder de compra.