O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, esteve reunido ontem em Brasília com o especialista sênior em Gestão Financeira do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), German Zappani. Um dos principais objetivos do encontro foi discutir parcerias para a execução de projetos voltados para a inovação tecnológica. Na ocasião, a instituição financeira acenou com a possibilidade de participar, com recursos e corpo técnico, de grandes programas de inovação para a economia goiana.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) vai pleitear, junto ao banco, investimentos dirigidos às aglomerações de empresas e implantação de ambientes inovadores. Para isso, está sendo elaborada uma carta-consulta. Nela serão apontados setores específicos da economia goiana que possam receber os investimentos do BID.
Setores como metal mecânico, fármacos, tecnologia da informação e lácteos estão entre as prioridades a serem fomentados por meio destes programas. Além disso, existe a expectativa de que o BID aloque recursos para fortalecer os Institutos Tecnológicos de Goiás (Itegos), que compõem a rede de educação profissional e tecnológica do Estado. Até 2018, Goiás contará com 27 unidades, além dos Colégios Tecnológicos (Cotec), que são vinculados a esta rede.
Durante o encontro, o vice-governador e titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, explicou ao representante do banco que o governo de Goiás tem trabalhado no sentido de preparar o Estado para o futuro. “Nossa visão é que a inovação tecnológica garanta políticas de desenvolvimento para as mais diversas áreas”, ressaltou.
Acompanharam José Eliton à Brasília o superintendente-executivo de Ciência e Tecnologia da SED, Mauro Faiad, e a superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Fomento à Tecnologia da Informação, Aline Figlioli. O vice-governador e secretário também garantiu que a agenda de inovação será cada vez mais fortalecida em Goiás.
Mauro Faiad e Aline Figlioli afirmaram ao representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento que Goiás possui todas as condições necessárias para estabelecer parcerias com a instituição financeira. Eles apresentaram diversas ações que são executadas no Estado por meio da SED sob o viés da ciência e da tecnologia. Os Itegos e os Cotecs foram mencionados por ambos.
Ao final da reunião, German Zappani afirmou que Goiás chama a atenção por ser um Estado que está sempre buscando aumentar o desenvolvimento de sua economia. “Por tudo que vejo, sinto uma perspectiva de desenvolvimento muito grande em Goiás”, disse o especialista em Gestão Financeira do BID.