Foto:Reprodução
O Procon Goiás divulgou nesta quinta-feira, 15, data em que é celebrado o Dia Mundial do Consumidor, o resultado de uma pesquisa inédita que avalia o comportamento dos consumidores goianos durante e após as compras.
O levantamento realizado entre os dias 6 e 13 de março, revelou que dos 782 entrevistados, 64% se atentam para o prazo de validade dos produtos, o que é considerado um número muito expressivo.
Além disso, mostrou que 71% dos consumidores pesquisam sempre antes de comprar; 24% disseram que pesquisam às vezes e 5% afirmaram nunca fazer pesquisas de preços.
Do total, 48% dos entrevistados disseram que nunca, ou só às vezes, costumam ler um contrato antes de assiná-lo. O número é considerado preocupante.
A pesquisa foi realizada na sede do Procon Goiás, em um shopping de Goiânia e por meio de um questionário no site do órgão.
Das pessoas ouvidas, 52% são do sexo masculino. Em relação ao nível de escolaridade, 44% e 34% possuem o ensino médio e superior, respectivamente, e pouco mais da metade, 53%, estão na faixa etária entre 18 e 35 anos.
O balanço também avaliou a forma de pagamento dos consumidores. Todas as informações sobre a pesquisa estão disponíveis no site do Procon Goiás.