Uma pesquisa realizada pelo Procon Goiás aponta variação de até 300% nos preços de presentes para o Dia das Crianças. A data é considerada a quarta melhor do ano para o comércio, perdendo apenas para o Natal, Dias das Mães e Dia dos Namorados.
Foi realizado o levantamento de preços de 73 produtos, pesquisados em 8 estabelecimentos de Goiânia. A variação foi identificada em brinquedos como a boneca Barbie Bailarina, que o menor preço encontrado foi de R$ 29,99 e o maior a R$ 119,99, variação de 300,10%, para o mesmo tipo de produto e mesma marca.
Outros brinquedos, como patinetes, jogos, bicicletas, massinha de modelar estão entre os itens. O levantamento também traz orientações para uma compra segura, evitando frustrações e garantindo maior segurança para as crianças.
Presentes para o Dia das Crianças estão 2,04% mais caros
A dica principal antes de comprar qualquer produto, é buscar aquele que, além de atender o gosto da criança, também esteja dentro das condições de quem vai presentear.
De acordo com a pesquisa, grandes variações acontecem porque como os preços são livres, muitos fornecedores apostam naqueles consumidores que não vão pesquisar e que, vão comprar na primeira loja em que encontrar o produto. Isso é vantagem para o fornecedor e prejuízo para o consumidor.
A pesquisa aponta que em comparação com o levantamento de preços feito no ano passado, pode-se afirmar que os brinquedos estão até 2,04% mais caros. Além de preocupar com os preços, é importante ficar atento à segurança do produto.
O Procon ressalta que é preciso verificar se o brinquedo possui o selo do Inmetro, que significa que ele cumpre as normas técnicas de segurança e, também, verificar a faixa de idade indicada para cada criança.