Dezembro de 2019 – O app do Itaú Unibanco está completando uma década de vida, com mais de 12 milhões de usuários ativos. Lançado em 2009, o aplicativo evoluiu de um simples local de consulta de faturas e pagamentos para um canal em constante transformação a fim de atender as demandas dos clientes. Para contar essa história, o Itaú desenvolveu um vídeo sobre a evolução do app, no contexto das inovações que impactaram o Brasil nos últimos dez anos.
“O aplicativo começou como um experimento. Ainda estávamos aprendendo sobre o potencial dos smartphones no Brasil. Olhando para trás parece improvável, mas desenvolver um aplicativo bancário para celulares era uma iniciativa realmente ousada. Naquele mesmo ano, já estávamos trabalhando para integrar elementos virtuais ao ambiente real, ajudando nossos usuários a localizar os pontos de atendimento mais próximos. E nos anos seguintes, comprovamos que de fato esse era um caminho sem volta em termos de relacionamento com nossos clientes”, comenta Ricardo Guerra, CIO do Itaú Unibanco e um dos idealizadores do app.
Marcos em números e funções
2009 | Itaú lança aplicativo para iPhone que permite operações de consulta a conta corrente, pagamentos, empréstimos e ordens de pagamentos enviadas ou recebidas do exterior;
2010 | App chega para sistemas Android e Blackberry com localização via GPS, que permite aos clientes localizar as agências e caixas eletrônicos mais próximos
2011 | Itoken deixa de ser físico e passar ser gerado por SMS
2012 | 3,9 milhões de downloads nos aplicativos de mobile banking do Itaú
2013 | O Itaú fechou o ano de 2013 com a marca de 10 milhões de downloads dos seus aplicativos e mais de 730 milhões de transações realizadas por meio deles
2014 | App passa a ser mais utilizado que a central telefônica
2015 | Envio para o Whatsapp de comprovantes de pagamentos, transferências e recargas feitas no app
2016 | Mudança de patamar na experiência com redesign do App, que unifica experiência de percepção do Itaú
2017 | Buscas no App utilizando a voz;
2018 | Mobile passa a internet em quantidade de vendas de produtos e serviços no banco.
Em 2019, o app ampliou suas funcionalidades com forte foco no contexto da jornada digital do cliente:
· Compra de moeda estrangeira. Permite acompanhar as variações do câmbio 24h por dia e fazer a compra com a cotação mais favorável, sete dias por semana.
· Cartão do teclado Itaú. Durante a compra online, o usuário consegue gerar um cartão temporário no teclado, sem que seja necessário abrir o app ou sair da tela da compra.
· Recomendação de investimentos. Oferece opções de acordo com pesquisa de comportamento para determinar o perfil de investidor e os produtos ideais para cada cliente.
“Com o passar dos anos evoluímos a nossa relação com os clientes, aprendemos novas maneiras de ouvir e aprender com suas demandas.” afirma Renato Mansur, diretor de Canais Digitais do Itaú Unibanco. “É essa troca de experiências e de cocriação – entre os times e com os próprios clientes – que nos permite entregar novas funções e melhorias no aplicativo, sempre focadas em atender as demandas geradas por novos hábitos de consumo”.
A trajetória do App é premiada e, somente em 2019, inclui reconhecimentos do iF DESIGN AWARD, Financial Innovation Awards e Empresa +Digital.