As Prefeituras que pretendem participar do chamamento público do programa Rota Turística Comercial de Goiás, promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), têm até segunda-feira (30/08) para fazer as inscrições junto ao Departamento de Protocolo da estatal. O projeto prevê a construção de outlets em quatro cidades, para estimular o comércio, para agregar valor aos produtos produzidos no Estado e fortalecer o mercado interno goiano.
Com expectativa de criar 400 empregos diretos, a Codego investirá R$ 8 milhões nas obras com a intenção de criar um roteiro que englobe o turismo comercial. A seleção dos municípios ocorrerá dentro de uma parceria entre a Companhia e a Goiás Turismo, que levará em conta as cidades que tenham como vertente econômica a produção e a venda de bens de consumo.
“Com esse projeto em andamento, poderemos transformar a realidade dos municípios, fomentar o desenvolvimento econômico e criar novas oportunidades de negócios e empregos. Essa é uma determinação do governador Ronaldo Caiado”, afirma o presidente da Codego, Renato de Castro.
Com o incentivo do Estado na construção dos centros comerciais, também será possível atrair novas empresas, criar novos setores econômicos, formalizar empresas, reduzir o trabalho informal e ampliar a arrecadação de impostos, que serão revertidos em benefícios para a população.
Para fazer a inscrição os municípios interessados podem procurar o Departamento de Protocolo da Codego de forma presencial ou pelo telefone (62) 3604-3100 ou ainda pelo e-mail [email protected].
Critérios
Para a expansão comercial, o chamamento público levará em consideração alguns critérios, como: localização, potencial econômico e de regularização de empregos e empresas informais, além do efeito multiplicador do emprego.
A Codego investirá R$ 2 milhões na construção de cada um dos quatro outlets, totalizando R$ 8 milhões em aportes. E o prazo para a execução das obras, após a seleção das cidades, será de 18 meses.
Como contrapartida, os municípios deverão disponibilizar o terreno com no mínimo 3.000 metros quadrados para abrigar pelo menos 35 lojas, além do aporte de 5% do total investido pela Companhia e capacitação dos trabalhadores em plataformas de vendas on-line.