Nos últimos anos, com o crescimento desenfreado dos e-commerces e marketplaces, a concorrência em todos os nichos aumentou exponencialmente, tornando mais difícil para as empresas alcançarem e converterem os seus clientes.
Entretanto, com essa expansão surgiram também oportunidades!
Nunca foi tão essencial a personalização de conteúdos, produtos e serviços para convencer os clientes a comprarem, de modo que podemos até mesmo dizer que essa é a nova moeda que rege as transações entre empresas e público nos dias de hoje. Porém, para que essa personalização tão rentável possa ser feita, primeiro é preciso conhecer o cliente a fundo.
Foi dessa necessidade que muitas estratégias de marketing surgiram. Algumas delas são o Plano de Marketing e os estudos de Comportamento do Consumidor. Mas independente de qual estratégia pensar, todas elas têm um ponto em comum: a Persona!
Essa é uma ferramenta que te ajuda a entender a fundo o seu cliente e mapeá-lo, de modo a saber com exatidão o que e quando entregar valor ao público. Embasando todas as estratégias de marketing digital e revolucionando empresas, venha descobrir tudo o que precisa sobre a Persona!
O que é Persona?
Podemos definir a Persona como sendo uma representação do cliente ideal de uma marca. Construída com base em dados reais do público, ela é uma ferramenta que espelha com muita precisão os aspectos que constroem os consumidores.
Para entender como ela funciona na prática, podemos pensar que essa persona é uma espécie de cliente consultor da empresa.
Já imaginou ter um consumidor a sua disposição 24 horas por dia, sempre disposto a fornecer informações e soluções como qual produto precisa ou qual a melhor maneira de convencê-lo?
Pois bem, é esse o papel que a persona exerce! Por representar com muita verossimilhança os consumidores, ela consegue mostrar às empresas como, o que e onde entregar o que os clientes desejam. As consequências diretas disso são a otimização do tempo, esforço e gastos da marca.
O que torna essa ferramenta tão útil e bem vista no meio do marketing digital é que ela dá embasamento para praticamente todas as estratégias que existem. De nada adianta querer implementar um plano de marketing de conteúdo se não souber quais conteúdos os clientes desejam e precisam. E é nesse ponto que a persona entra.
Entretanto, o que costuma acontecer muito é que as empresas acreditam que a persona não é necessária, uma vez que se estabelece bem o público-alvo. Na verdade não é bem assim, e vamos ver o porquê agora!
Diferença entre Persona e público-alvo
Para que possamos compreender a diferença entre essas duas ferramentas, vamos usar um exemplo. Imagine que você é dono de uma loja de produtos eletrônicos e têm essas duas definições em mãos:
- Homens e mulheres entre 18 e 35 anos, que se interessam por tecnologia e conhecem o básico sobre o assunto. Eles moram majoritariamente na região sudeste do país e possuem, ou estão cursando, o ensino superior.
- Miguel, de 20 anos, é um estudante de Engenharia Mecânica que mora em Bauru, interior do Estado de São Paulo. Recentemente ele decidiu que precisava trocar seu celular, pois este estava lento e superaquecendo com frequência. Miguel gostaria de adquirir um dos últimos modelos lançados, mas com um salário de estagiário, ele precisa pensar primeiro no valor que pode arcar para essa compra, por isso busca por empresas que possam parcelar o valor do celular.
Qual destas definições você acredita ser a persona e o público-alvo?
Se sua resposta foi que a opção 2 é a persona, você está correto.Perceba que ainda que o Miguel se encaixe dentro do público-alvo da empresa - opção 1 -, sua persona é muito mais específica e traz muito mais dados que a primeira definição não é capaz.
É exatamente por seu nível de detalhamento que esse cliente ideal é indispensável, pois só ele pode fornecer as dores, necessidades, objetivos e até mesmo objeções a sua marca, entre outras informações, com precisão e de forma útil para ser aplicada em suas campanhas.
Basicamente, a persona te diz exatamente o que precisa fazer para convencer o cliente!
Conclusão
Desenvolver uma persona para a sua empresa é a chave para garantir mais clientes e converter os consumidores com muito mais facilidade!
Quanto mais souber sobre eles, mais simples será escalar suas vendas! E agora que já sabe em qual ferramenta investir para isso, o que está esperando?