A entrega da declaração do Imposto de Renda 2023 começa na quarta-feira (15) e se estende até o dia 31 de maio. Mas, será que é melhor declarar no começo ou no final do prazo? Segundo Samir Choaib, sócio-fundador do escritório Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados, é sempre melhor declarar no início para evitar possíveis problemas e ter tempo para corrigir erros ou reunir documentos que faltarem.
Especialmente para quem possui muitos bens e rendimentos, é importante começar a preencher a declaração o quanto antes para garantir a precisão das informações.
Além disso, a declaração será processada mais cedo, resultando em uma possível liberação da restituição mais rápida. Lembre-se de que é obrigatório declarar o IR quem recebeu um total de rendimentos tributáveis igual ou superior a R$ 28.559,70 em 2022. A Receita Federal pagará a restituição do IR em cinco lotes, do fim de maio ao final de setembro, sendo que idosos e pessoas com deficiência física, mental ou doenças graves têm prioridade para receber a restituição no primeiro lote. Em caso de equívoco, é possível retificar a declaração após a entrega.