Em reunião com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, a empresa brasileira Newave Energia anunciou o início da construção da maior usina solar de Goiás, no município de Barro Alto, a 226 quilômetros de Goiânia.
Com investimentos de mais de R$ 1,3 bilhão, o projeto deve gerar cerca de 1,5 mil empregos diretos e aumentar em 22% a capacidade de geração de energia solar no estado. A previsão é que a usina comece a operar no início de 2026, com uma capacidade de 452 megawatt-pico (MWp), suficiente para abastecer aproximadamente 365 mil habitantes.
A estrutura será composta por 731 mil painéis solares, espalhados por uma área de 800 hectares. A iniciativa conta com financiamento da Sudeco e capital próprio da empresa.
Durante o anúncio, o governador Ronaldo Caiado destacou as vantagens competitivas do estado para atrair investimentos em energia sustentável.
O CEO da Newave Energia, Edgard Corrochano, elogiou a agilidade das negociações em Goiás, demonstrando otimismo com o projeto.
“Estamos democratizando o acesso a energias renováveis para pequenas e médias empresas. Estamos aqui para competir com a Equatorial, queremos trazer competitividade para a indústria em Goiás”, disse Corrochano.