O Banco Central (BC) emitiu, nesta quinta-feira, 5, um alerta sobre uma crescente no número de consultas e dúvidas sobre falsas mensagens sobre o Sistema de Valores a Receber (SVR). Foram feitas orientações para que condumidores não caiam em golpes.
De acordo com o BC, os serviços de atendimento ao cidadão registraram uma quantidade quatro vezes maior do que o padrão nas consultas sobre informações falsas, pois criminosos estariam enviando mensagens via WhatsApp e SMS assegurando o resgate imediato de valores. Entretanto, ao entrar no link presente na mensagem, o consumidor é levado para uma página que rouba seus dados.
A autoridade monetária ressalta que a consulta de resgate de recursos é feita somente no site do Banco Central e em redes oficiais do órgão, e que o consumidor deve ignorar as mensagens por WhatsApp e SMS e não entrar em links.
Além disso, a restituição de "dinheiros esquecidos" está suspensa desde abril. O BC informou também que está sem previsão de retorno sobre a reabertura de saques e consultas e que assim que o sistema voltar a funcionar, herdeiros e representantes legais de falecidos poderão realizar o saque.