Foi divulgada a lista preliminar das organizações de agricultura familiar classificadas para fornecer leite ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite 2024), do Governo de Goiás. Entre as oito propostas recebidas, sete foram aprovadas, enquanto uma foi desclassificada por não atender aos requisitos do edital referentes à documentação da organização.
O PAA Leite 2024 faz parte do Goiás Social, uma iniciativa voltada para apoiar pequenos produtores da cadeia láctea, priorizando associações e cooperativas de agricultores familiares.
O programa compra diretamente de produtores familiares, sem precisar de licitação. Os alimentos comprados são entregues a pessoas em vulnerabilidade social, à rede socioassistencial, rede pública e filantrópica de ensino.
A avaliação das propostas aprovadas seguiu um critério de pontuação, e a soma dos valores contratados não ultrapassa o limite financeiro de R$ 10 milhões destinado ao programa.
O período para recursos vai de 9 a 11 de outubro, e as organizações selecionadas devem assinar os contratos com o Estado até o fim deste mês. A entrega do leite começará em 1º de novembro.
Organizações aprovadas para o PAA Leite 2024
- Cooperativa Agropecuária Mista de Bela Vista de Goiás;
- Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de Aragoiânia;
- Associação de Produtores de Leite das Regiões do Santo Antônio e Boa Vista;
- Cooperativa Agropecuária Regional de Jataí;
- Cooperativa mista da Agricultura Familiar do Meio Ambiente e da Cultura do Brasil;
- Associação dos Agricultores Familiares de Sanclerlândia
- Cooperativa Agropecuária Mista dos Produtores Rurais de Silvânia.