
O dólar registrou nova queda e fechou cotado a R$ 5,76 nesta quinta-feira (6/2), atingindo o menor valor desde novembro de 2024. A moeda norte-americana recuou 0,52% em relação ao real, revertendo parte dos ganhos do dia anterior, quando havia subido 0,40% e interrompido uma sequência de 12 baixas consecutivas, a mais longa em 20 anos.
O movimento de desvalorização do dólar ocorre em meio a um aumento do fluxo de investimentos para economias emergentes. Analistas apontam que investidores estão migrando para ativos de maior risco, reduzindo a demanda pela moeda norte-americana.
Nos Estados Unidos, a economia dá sinais de desaquecimento. O número de pedidos semanais de auxílio-desemprego aumentou em 11 mil, totalizando 219 mil solicitações, o que reforça a expectativa de que o Federal Reserve (Fed) possa manter os juros no patamar atual, entre 4,25% e 4,50%, ou até iniciar uma sequência de cortes nas taxas.
No Brasil, a política econômica também influencia o câmbio. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, em entrevistas a rádios da Bahia, que o Congresso deve aprovar o projeto de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. O governo estuda formas de compensação fiscal para essa medida, o que pode ter impacto na política monetária do país.