Ford EcoSport global chega primeiro ao mercado brasileiro e estreia motor 1.5
Júlio Nasser
Publicado em 26 de julho de 2017 às 21:33 | Atualizado há 4 meses
Norton Luiz
Editor de Veículos
O Novo Ford EcoSport 2018 foi lançado oficialmente no mercado brasileiro. Em sua quarta geração, o modelo que criou o segmento dos SUVs compactos já começou a ser vendido antecipadamente, mas chegará na rede de concessionários somente na segunda quinzena de agosto. O Novo EcoSport passou por mudanças externas que deixaram o modelo utilitário esportivo mais oxigenado, moderno e com uma aparência mais robusta, com destaque para a nova grade dianteira. Contudo, é no interior e sob o capô que o EcoSport 2018 se renovou de verdade.
O EcoSport que inaugura mais uma geração do modelo, lançado no mercado brasileiro em 2003, traz um interior totalmente novo, onde o novo e bem desenhado painel “soft touch” chama a atenção pelo acabamento e formas bem definidas. Ofertando mais equipamentos e tecnologias, o Ford EcoSport 2018, projeto global da marca e que estreia primeiro no Brasil, traz como uma das principais novidades o novíssimo motor 1.5 flex de três cilindros, também desenvolvido como um projeto global.
O novo modelo chega nas versões SE, de entrada, e FreeStyle, ambas equipadas com o novo motor 1.5 e com transmissão manual e automática de seis velocidades, e a Titanium 2.0, somente com transmissão automática. O motor 1.5 TiVCT Flex de três cilindros, rende 137 cv e o Duratec 2.0 Direct Flex, 176 cv, quando abastecidos com etanol. Motor mais potente da categoria, o 2.0 traz também a nova transmissão automática de seis velocidades com conversor de torque, bastante suave e precisa, com opção de trocas no volante (“Paddle Shift”).
A versão SE custa R$ 73.990 com câmbio manual e R$ 78.990 automática, a FreeStyle manual sai por R$ 81.490 e a automática por R$ 86.490. A versão Titanium, topo da linha, equipada com motor 2.0 Direct Flex, apenas com a transmissão automática de seis velocidades, custa R$ 93.890. As primeiras impressões colhidas do Novo EcoSport 2018, durante o test drive no seu lançamento, apontaram um SUV com excelente acabamento, silencioso e confortável internamente. Os motores 1.5 e 2.0 responderam bem às acelerações e a certeza de que novo propuilsor 1.5 de 137 cv ainda vai dar o que falar pelo que de bom e eficiente que apresentou.
O SUV compacto chega ao mercado transformado visualmente, deixando nítido o nível de acabamento externo e interno e com novas tecnologias de segurança. O modelo agora conta com sete airbags, monitoramento de pressão dos pneus, assistente de partida em rampa (são de série em toda a linha), controle de estabilidade com sistema anticapotamento, sistema de conectividade compatível com Apple Car Play e Android Auto, além de novos motores que acentuam o prazer ao dirigir.
O novo EcoSport introduz um conjunto de equipamentos exclusivos, como controle de estabilidade com novo sistema anticapotamento, monitoramento de pressão dos pneus e grade frontal com controle ativo, além do sistema multimídia SYNC 3 com tela capacitiva de 6,5 polegadas na versão SE e 8 polegadas nas versões FreeStyle e Titanium, todos itens de série.
A versão Titanium tem novo teto solar elétrico, faróis de xênon com luz diurna de LED e acendimento automático, alerta de ponto cego, acesso ao veículo sem chave com reconhecimento capacitivo, partida por botão, ar-condicionado automático digital, computador de bordo com tela de 4,2” no painel, câmera de ré, porta-malas com sistema inteligente de bagagem, sensor de chuva e som premium da Sony com nove alto-falantes.
Todas as versões vêm os bancos ergonômicos, volante multifuncional com trocas “Paddle Shift” nas versões automáticas, console central com descansa-braço e um total de 20 porta-objetos, incluindo porta-luvas climatizado, porta-óculos no teto e nichos para celular, contribuem para criar um ambiente de requinte e conforto. O porta-malas tem um sistema de assoalho inteligente com três configurações que permite formar uma plataforma plana com o banco traseiro rebatido e ampliar o espaço de bagagem para 1.178 litros.
Versões e equipamentos
A versão SE vem com sete airbags, controle de estabilidade e tração, multimídia SYNC 3 com tela de 6,5”, sensor de pressão dos pneus, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga leve de 15”.
A versão FreeStyle adiciona SYNC 3 com tela de 8”, câmera de ré, ar-condicionado automático e digital, faróis com luzes diurnas de LED, tela multifuncional de 4,2”, bancos revestidos em tecido e couro e rodas de liga leve de 16”.
A versão Titanium traz ainda teto solar elétrico, sensor de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, acesso inteligente capacitivo, sistema de partida sem chave, faróis de xênon, Sony Premium com 9 alto-falantes, bancos de couro e rodas de liga leve de 17”.
Outra boa notícia: No lançamento do novo EcoSport a marca anunciou uma promoção especial de financiamento com taxa de 0,99% e a primeira revisão grátis para os clientes que fizerem a reserva antecipada do SUV. Para os proprietários atuais do EcoSport, além da primeira revisão grátis, o financiamento é com juro zero.