A cidade de Goiânia recebeu, nesta semana, executivos de mais de 16 estados do país, para o tradicional Meeting de Negócios Acelera Fujioka Distribuidor e essa edição está ainda mais especial, já que o grupo especialista em tecnologia e informática está comemorando seus 60 anos de trajetória. O evento de dois dias reuniu mais de 400 pessoas e estiveram presentes, apresentando números do mercado, condições especiais e produtos que serão lançamento em 2024, representantes de grandes marcas, como Epson, Motorola, Phillips, Lenovo, JBL, HP, LG, TCL, Mondial, Samsung, Level, Alltek e várias outras.
O Acelera é um convite para bons negócios e uma jornada de troca de informações sobre tecnologia e informática. “Apesar de alguns indicadores um pouco mais difíceis, nós acreditamos no poder de juntarmos forças, aproximando a indústria dos clientes, e que assim podemos criar situações para impulsionar o mercado. Nesse evento a expectativa é de superar em 30% o faturamento do meeting do ano passado que aconteceu no mesmo período”, explica o diretor comercial do grupo, Dvair Borges Lacerda.
Oportunidade de negócios
José Alves de Oliveira, que é fundador da Zenir Móveis, uma rede de 60 lojas distribuídas por todo o estado do Ceará, chegou no evento ao lado do filho, o diretor da empresa, Alan Oliveira. “Temos uma longa parceria com o Fujioka que é muito forte, principalmente nas linhas de celular e informática, mas as linhas de áudio e vídeo vêm crescendo nos últimos anos”, comenta Alan Oliveria. Ele diz que fizeram bons negócios com o Fujioka no segundo semestre de 2023 e início deste ano e não poderiam deixar de estar presentes neste evento especial de 60 anos do grupo. “Estamos otimistas e acreditamos que este será um dos melhores anos da nossa parceria.”, conclui ele.
Um pouco da história do Grupo Fujioka
Originários de família vinda do Japão, os irmãos Sussumi e Teruo são os fundadores que participaram de todo o evento, sendo que, as empresas iniciou suas atividades com o nome de Foto Sakura – loja especializada em fotografia e acessórios fotográficos, uma das exponenciais vendedoras de filmes e produtos Kodak, chegando a ser o maior cliente da América Latina da empresa. À medida que o negócio foi crescendo, a Foto Sakura foi rebatizada para Fujioka e o portfólio foi ampliado contando com importantes marcas de tecnologia, mas sem abandonar o negócio da fotografia.
Para avançar, estruturaram um modelo de vendas paralelo às lojas de varejo: o Fujioka Distribuidor, hoje maior braço comercial do grupo. Atualmente, a empresa possui mais de 1.600 colaboradores e suas duas faces são reconhecidas como negócios consagrados em seus respectivos formatos. Atualmente são 41 lojas distribuídas em Goiás e Distrito Federal, além do e-commerce com 250 teleoperadores, equipe de vendas externas, quatro centros de distribuição e 35 transportadoras parceiras.
Próximo de completar seis décadas de trajetória, a Fujioka adotou um novo posicionamento. O momento de transformação envolve a especialização em informática, produtos de tecnologia e a ascensão do Fujioka Distribuidor, que são lojas que ofertam preços especiais para CNPJ sem quantidade mínima de peças e com descontos atrativos. A empresa, possui um mix contendo mais de 4 mil itens, quer atender ainda melhor a demanda dos clientes que compram para revender ou utilizar dentro do próprio negócio.