O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) iniciou na última terça, 22, o leilão da folha de pagamentos mesmo com processo na Justiça para barrar uma nova regra de crédito consignado que beneficiará os vencedores do processo. A expectativa é atingir, nos próximos quatro anos, valores em torno de R$ 15 bilhões.
O resultado com a lista dos bancos que terão o direito de movimentar a folha de pagamento de benefícios entre 2025 e 2029 está previsto para ser divulgado na sexta-feira, 25. Depois, será publicado no Diário Oficial da União.
Em agosto, o INSS publicou regulamentação determinando que as instituições bancárias detentoras de benefícios terão vantagem na oferta e contratação de crédito consignado para novos aposentados e pensionistas do órgão.
O consignado é um empréstimo feito por aposentados e pensionistas do INSS com desconto direto no benefício. É possível comprometer pelo menos 45% da renda mensal -35% com empréstimo pessoal, 5% com cartão de crédito e 5% com cartão de benefícios - e parcelar em até 84 meses (sete anos).
A partir de 2 de janeiro de 2025, o bloqueio de 90 dias para empréstimos do tipo não será mais válido, mas apenas em alguns bancos.