Joaquim Levy é nomeado diretor financeiro do Banco Mundial
Diário da Manhã
Publicado em 11 de janeiro de 2016 às 06:30 | Atualizado há 9 anosWASHINGTON – O Banco Mundial anunciou nesta segunda-feira o ex-ministro da Fazenda, Joaquim Levy, como novo diretor financeiro (CFO) da entidade. Em nota à imprensa, o banco afirma que Levy atuou como “reformador no governo, supervisionando a quinta maior economia do mundo”. Ele inicia o trabalho no cargo em 1º de fevereiro.
“O compromisso incansável de Joaquim em reformar — orientadas ao desenvolvimento sustentável e inclusivo — é um ativo significativo para o Banco Mundial conforme revisamos nossas finanças e nos adaptamos a um ambiente de rápidas mudanças”, disse o presidente da entidade, Jim Yong Kim no comunicado. “Joaquim possui uma mistura rara de experiência em mercados e finanças, forte perspectiva nacional e conhecimento interno do sistema multilateral — centrais para nosso sucesso”.
A nota lembra os cargos ocupados por Levy no Fundo Monetário Internacional, no Banco Central Europeu, no Banco Interamericano de Desenvolvimento, além do trabalho na Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro.
O Banco Mundial também nomeou o chinês Shaolin Yang, como diretor administrativo (CAO) — nova posição criada para gerencia funções de estratégias organizacionais. Segundo o presidente da entidade, “o acréscimo de Shaolin e Joaquim fortalece nossa lista de líderes de ampla representação geográfica”, já que os cargos de CAO, CFO e COO (direção de operações) são ocupados por cidadãos de países em desenvolvimento.
Yang é o atual diretor-geral do Departamento de Economia Internacional e Cooperação Financeira do Ministério das Finanças da China.