Mercedes-Benz antecipa as novidades da marca para a Fenatran 2017
Júlio Nasser
Publicado em 5 de agosto de 2017 às 12:07 | Atualizado há 4 meses
Norton Luiz
Editor de Veículos
A Mercedes-Benz reservou novidades em peças e serviços para a Fenatran 2017, o Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas. “Nosso estande demonstrará especialmente a ampla abrangência do portfólio da marca para caminhões”, ressalta Leoncini. “Entre os destaques estão, a nova funcionalidade de Telediagnose do FleetBoard, a Oficina de Alta Performance, os Serviços Dedicados e os kits de peças genuínas por segmento”.
“A cada dia, o nosso desafio é apresentar soluções diferentes e cada vez melhores para os clientes”, afirma Roberto Leoncini (foto em destaque), vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Para tanto, queremos sempre estar junto deles, conhecer a realidade de suas operações e necessidades e ouvir o que têm a nos dizer. Isso nos permite desenvolver produtos e serviços cada vez mais eficientes, que tragam economia, redução de custos operacionais e produtividade, com a rentabilidade desejada e a qualidade e a segurança da nossa marca”.
O sistema de gestão de frota e rastreamento FleetBoard passa a oferecer uma nova funcionalidade para os clientes. Já está disponível no mercado brasileiro a Telediagnose, que identifica eventuais falhas durante a operação do veículo e, por meio da Central de Relacionamento com o Cliente, aciona o gestor da frota para propor a melhor solução imediatamente e preservar o veículo.
A Telediagnose capta todas as falhas geradas nos diversos módulos do caminhão (motor, câmbio, embreagem, freio e outros) e envia as informações para a Central de Relacionamento com o Cliente, na unidade da Empresa em Campinas, São Paulo. O monitoramento é contínuo, 24 horas por dia, 7 dias por semana. As falhas são classificadas de acordo com sua gravidade. Conforme a situação, a Central comunica o ocorrido ao gestor da frota, chegando a indicar o envio do veículo a um concessionário quando for necessário. Assim, preserva o produto, garantindo sua vida útil.
Caso o cliente concorde, a própria Central já faz a intermediação com o concessionário mais próximo, informando previamente dados do caminhão. Se o cliente tiver contratado, além do Fleetboard, o Plano de Manutenção Mercedes-Benz (nas modalidades Select, Select Plus e Complete), ele também pode contar com guincho, caso seja necessário.
As oficinas dos concessionários Mercedes-Benz seguem processos robustos de atendimento, desde o agendamento até a entrega do serviço, para que a eficiência e a qualidade dos veículos sejam rotina. E, na mesma medida em que aumentam as exigências dos clientes quanto aos serviços, a Mercedes-Benz e seus concessionários aprimoram seus processos para oferecer um atendimento cada vez melhor e mais ágil, sem abrir mão da qualidade típica da marca, por meio da consolidação e expansão do conceito de Oficina de Alta Performance (OAP 2.0).
A Oficina de Alta Performance (OAP 2.0) é uma inovação junto à rede Mercedes-Benz para elevar a qualidade do atendimento a um novo patamar voltado à menor permanência dos veículos nas oficinas, o que traz um diferencial de mercado para o concessionário e para a marca. Isso contribui para a conquista da satisfação do cliente e sua fidelização.
Com o mesmo objetivo de assegurar um atendimento ágil e de qualidade aos clientes, onde eles precisarem, a Mercedes-Benz também se destaca no mercado pela atuação das Oficinas Dedicadas, uma das modalidades do Serviço Dedicado. A Oficina Dedicada é um serviço realizado dentro das instalações dos clientes, que aliada aos Planos de Manutenção, assegura melhor TCO (custo operacional total) e máxima disponibilidade dos veículos.
A Oficina Dedicada inclui mecânico do concessionário, estoque de peças na estrutura da empresa de transporte e a prestação de serviços. Ou seja, o concessionário cuida da manutenção da frota e o cliente ganha tempo e tranquilidade para se dedicar apenas à sua atividade. Outra importante vantagem é a redução de custos para o cliente, que não precisa deslocar seus veículos e seus motoristas até o concessionário para manutenções e reparos.
Essa modalidade de prestação de serviços oferecida pela Mercedes-Benz ganhou aprovação da Raízen, principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar do Brasil e maior exportadora individual de açúcar de cana no mercado internacional. Atualmente, são 8 Oficinas Dedicadas em unidades da Raízen, operadas por concessionários Mercedes-Benz.
Com a oferta de kits de peças genuínas por segmento, a Mercedes-Benz oferece uma atrativa opção de manutenção e reparos de veículos para os clientes, com a grande vantagem da economia de até 15% no custo em relação às peças avulsas de revisão. Além disso, o cliente tem a tranquilidade e a confiabilidade do uso de itens genuínos e adequados ao serviço a ser executado pelas equipes de oficina dos concessionários.
Além das peças genuínas Mercedes-Benz, a marca se destaca no mercado pela oferta de outras duas linhas de produtos que asseguram um excelente custo/benefício aos clientes: Alliance Truck Parts e RENOV.
No portfólio da Alliance Truck Parts, são 353 itens de peças de reposição e manutenção para veículos de todas as marcas, como filtros de ar, combustível e óleo, lonas, tambores, discos e pastilhas de freio e kits embreagem, além de acessórios para caminhões e comerciais leves da Mercedes-Benz. O custo atrativo das peças satisfaz os clientes que buscam mais economia na hora de fazer a manutenção de seus veículos, mas que não abrem mão da qualidade.
O destaque da Alliance fica para a oferta de acessórios, que permite que o cliente configure a cabina do caminhão com itens que valorizem ainda mais o conforto e o bem-estar do motorista, contribuindo assim para mais produtividade no dia a dia de trabalho. Itens como TV e geladeira, por exemplo, proporcionam mais satisfação aos motoristas de caminhão, especialmente para aqueles que cumprem rotas de longo percurso e fazem da cabina seu local de descanso ou dormitório. Comodidades como essas fazem da cabina uma extensão da sua casa.
Já a linha RENOV de produtos remanufaturados oferece uma gama diversificada de itens que abrange motores, câmbios, embreagens, motores de partida, unidades injetoras, alternadores, turbinas, diferenciais, bombas de óleo, bombas d’água, cabeçotes, pinças de freio, kits de embreagem, válvulas de 4 circuitos e secadores de ar (componentes da válvula APU) e compressores de ar.
Produzidos exclusivamente com peças genuínas, os itens do RENOV asseguram a integridade original do veículo, refletindo diretamente na relação custo/benefício para o cliente, com seus custos podendo chegar até a 40% do preço de uma peça nova, oferecendo a mesma garantia de 12 meses sem limite de quilometragem. Outra grande vantagem é que o cliente pode utilizar a peça usada como parte do pagamento da remanufaturada, após avaliação e aprovação do concessionário.
A fim de proporcionar aos clientes uma maior previsibilidade de custos com manutenção, a Mercedes-Benz lançou recentemente pacotes de serviço com preço fixo para caminhões extrapesados Actros e Axor rodoviários. Isso envolve peças e mão de obra especializada, parcelamento em três vezes, com atendimento realizado pelos 148 concessionários participantes, localizados em vários pontos das principais rotas do País.
O preço fixo é válido para todo o territorial nacional, onde o cliente estiver e precisar, com a qualidade da prestação de serviços dos concessionários. Moderna ferramenta de gestão, o TCO ajuda o cliente a otimizar e reduzir os custos com o veículo considerando toda a sua vida útil. Consequentemente, isso aumenta os ganhos com o transporte.
O TCO é um indicador financeiro que avalia aspectos bastante conhecidos, como os custos operacionais e as manutenções preventivas e corretivas. Porém, vai mais além, envolvendo também estimativa de despesas com implementação, reparos e acidentes, desgaste de pneus, mão de obra, financiamento, consumo de combustível e lubrificantes, impostos, peso e tipo de carga, tipos de trechos (rodoviários, mistos ou severos e fora de estrada), velocidade média, jornada de trabalho, demanda a transportar e outros custos específicos de cada tipo de operação. Por isso, antes de comprar um caminhão, é muito importante conhecer todos os custos ao longo do tempo de seu uso, bem como a disponibilidade que ele oferece.