Moody’s também coloca ‘ratings’ de SP e MG em revisão para rebaixamento
Diário da Manhã
Publicado em 10 de dezembro de 2015 às 10:15 | Atualizado há 9 anosRIO – , a agência de classificação de risco Moody’s fez o mesmo em relação aos dos estados de São Paulo e Minas Gerais e do município de Belo Horizonte. A ação é uma consequência da medida adotada em relação ao país.
ratings
De acordo com a Moody’s, fatores macroeconômicos e institucionais ligam fortemente a qualidade de crédito dos governos estaduais e municipal à do governo federal. São Paulo tem nota “Baa3” em escala global e moedas local e estrangeira. Minas Gerais, também nas mesmas categorias, tem classificação “Ba1”, assim como sua capital, Belo Horizonte.
“A corrente deterioração da economia do Brasil teve e continuará a ter um impacto direto no ambiente operacional dos estados e municípios brasileiros. Além disso, a posição fiscal de estados e municípios deteriorou-se durante 2015 e continuará pressionada por receitas fiscais menores e pela rigidez orçamentária no futuro próximo”, diz a agência em nota.
Na quarta-feira à noite, a Moody’s colocou a nota do Brasil em revisão para rebaixamento, alegando piora da trajetória fiscal e econômica e risco de paralisia política. O país possui nota “Baa3”, apenas um grau acima da chamada classificação de “grau de investimento”, uma espécie de selo de bom pagador. Caso seja rebaixado, o país cairá na categoria “grau especulativo”, indicativo de que não é seguro investir aqui.
A Moody’s afirma ainda que devido à revisão para rebaixamento é improvável que haja uma melhora no curto prazo na classificação de São Paulo, Minas Gerais e Belo Horizonte. Além disso, destaca que um rebaixamento dos títulos do governo brasileiros poderia resultar no mesmo movimento em relação aos estados.
“Uma rápida deterioração nas métricas de crédito específicas de cada emissor também poderia levar a um rebaixamento de ”, alerta a agência.
ratings