Novo Ford GT supera a MacLaren e a Farrari durante testes no Canadá
Redação
Publicado em 26 de janeiro de 2017 às 10:34 | Atualizado há 4 meses
Norton Luiz
Editor de Veículos
Um Ford GT Cupê nervoso ao extremo. Não é só isso. O novo modelo do supercarro conseguiu o feito de ser o veículo de série mais rápido já produzido pela Ford até hoje. Nos testes aos quais foi submetido no circuito de Calabogie Motorsports Park, no Canadá, o Ford GT superou a McLaren 675LT e a Ferrari 458 Speciale. Todos os carros foram preparados em condições idênticas, com fluidos e pneus novos, ajuste ótimo de suspensão e o mesmo piloto. Nos testes de desenvolvimento realizados o Ford GT fechou o tempo em 2:09,8 min, a McLaren 675LT em 2:10,8 min e a Ferrari 458 Speciale em 2:12,9 min.
No duelo travado com as também não menos nervosas MacLaren e Ferrari, o novo Ford GT alcançou a velocidade máxima de 347 km/h (ou 216 milhas por hora). O GT utiliza motor EcoBoost V6 3.5, de 656 cv e torque de 76 kgfm a 5.600 rpm, que opera com ampla faixa de potência e gera 90% do torque máximo a 3.500 rpm. O veículo Tem excelente relação peso-potência, sistema avançado de suspensão ativa e uma impressionante eficiência aerodinâmica. O modelo foi revelado como conceito há dois anos, no Salão do Automóvel de Detroit, pesando apenas 1.385 kg.
“Nossa expectativa sempre foi que o EcoBoost V6 casaria excepcionalmente bem com o Ford GT, tanto em termos de potência como de eficiência aerodinâmica”, diz Dave Pericak, diretor global da Ford Performance. “Nós testamos e desenvolvemos esse propulsor no carro de corrida Daytona Prototype que disputou a categoria IMSA por duas temporadas, e no próprio Ford GT no ano passado. Estamos extremamente satisfeitos com o seu desempenho, tanto na pista como nas ruas.”
“O Ford GT é totalmente focado em desempenho”, diz Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto Global da Ford. “Conseguimos uma considerável redução de peso com a arquitetura de fibra de carbono. Então, reinvestimos parte dessa economia onde ela é mais importante: no desempenho, especialmente na dinâmica ativa. O resultado é um carro ainda mais rápido.”
Os sistemas de dinâmica ativa do GT, tanto na suspensão como na aerodinâmica, são projetados para o carro ter ótima força descendente, de arrasto e estabilidade em qualquer velocidade, ganhando uma configuração mais rápida com pilotos de qualquer nível de habilidade.O modelo de série do novo Ford GT compartilha muitos aspectos com a versão de competição, que conta com recursos avançados de aerodinâmica e suspensão. O novo Ford GT já está sendo produzido em Ontário, no Canadá, com limite de 250 carros por ano. Seu preço nos Estados Unidos é de US$ 450 mil, ou seja, algo em torno de R$ 1.430 mil.
Fotos: Newpress