Os motoristas com veículos registrados em Goiás e final de placa 8 têm até o dia 14 de outubro para realizar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024. O calendário divulgado pela Secretaria da Economia define ainda os prazos para placas com final 9 e 0, com vencimentos nos dias 15 e 16 de outubro, respectivamente.
Quem optou pelo parcelamento ou pagamento em cota única deve seguir as mesmas datas. Pagar o imposto dentro do prazo evita a inscrição na dívida ativa, além de impedir a cobrança de juros e multas. Aqueles que não quitarem o IPVA perdem o direito a descontos no Programa Nota Fiscal Goiana e também à redução no imposto para veículos de baixa cilindrada.
Os boletos ou documentos de arrecadação podem ser emitidos diretamente no site do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) ou no aplicativo Detran GO ON, disponível para download.
O gerente do IPVA na Secretaria da Economia, Jorge Arêas, orienta que quem possui várias parcelas atrasadas deve imprimir a parcela única, que já inclui o licenciamento anual e desconta valores eventualmente pagos.
Formas de pagamento disponíveis
O governo estadual oferece três formas de pagamento para o IPVA 2024: parcela única com desconto de 7% no início do ano, parcelamento em até dez vezes, e quitação em cota única até o prazo final. O calendário de vencimentos varia conforme o final da placa, sendo que os prazos para placas de 1 a 7 já se encerraram nas últimas semanas.