Prefeitura de Goiânia aponta 533 mil devedores do IPTU
Redação
Publicado em 22 de fevereiro de 2016 às 18:52 | Atualizado há 4 meses
Yana Maia
Foram incluídas no cadastro imobiliário da Prefeitura de Goiânia cinco mil e quinhentas e vinte e uma propriedades que devem o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 2016.
Os números apontados pelo órgão mostram que a quantidade de devedores é de quase 2% maior que o total dos lançamentos feitos pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) em relação ao mesmo período do ano passado.
Em 11 de janeiro e 12 de fevereiro deste ano, 533.793 residências e imóveis comerciais receberam boletos do imposto com vencimento marcado para data de segunda-feira, 22. As tarifas podem ser pagas à vista ou parceladas e quem quitar até a data de hoje, receberá um desconto de 10 %.
A Planta de Valores Imobiliários passou por uma atualização neste ano, o que aumentou as expectativas de arrecadação da prefeitura. Conforme divulgado pelo Sefin, estão previstos para os lançamentos do IPTU, R$ 479,581 milhões. As mudanças ocorreram a partir do aumento da quantidade de contribuintes.
Apesar das modificações que implicariam a melhoria do cenário, a prefeitura ainda tem o desafio de conter a inadimplência, que chegou a quase 25% no ao passado e vem crescendo este ano. A taxa cobrada pelo imposto é a maior dos últimos quatro anos.
O número cada vez maior de devedores do IPTU trouxe resposta da prefeitura que afirma implantar medidas mais rígidas aos contribuintes.
De acordo com a secretaria de Finanças, haverá protesto imediato para aqueles que não pagarem o imposto, à vista ou a primeira parcela, até a data do vencimento. As medidas implicam à antecipação do vencimento de todas as parcelas no caso de atrasos de três meses, inscrição do débito integral na Dívida Ativa e no Cadastro de Inadimplentes (Cadin), além de penhorarem bens e de abrir processos judiciais que impossibilitam o contribuinte de receber qualquer dinheiro via conta bancária.
Fique atento!
Os contribuintes que optarem pela divisão de parcelas do IPTU deste ano, devem estar atentos às datas estabelecidas pela Secretaria Municipal de Finanças.
Em casos de substituição de carnês por boletos, o cidadão pode ir a uma unidade Vap Vupt em Goiânia, ou imprimir via internet da 2ª a 11ª parcela.