Economia

Presidente do Sindilojas fala sobre a Black Friday em Goiás

Nathalia Silva

Publicado em 24 de novembro de 2022 às 18:09 | Atualizado há 2 anos

No DM entrevista desta
quinta-feira, 24, o Diário da Manhã recebeu Cristiano Caixeta, presidente do
Sindilojas, que traz as expectativas para a Black Friday em Goiás. Em 2022, o
dia de promoções se deu em dias de jogos da Copa, e inaugura a temporada de
compras para o final de ano com significativas promoções em muitas lojas seja pequena
ou grande.

Marca o início de um período de
compras para as comemorações da Copa do Mundo, Natal e Ano Novo, e é conhecida
como uma data em que lojas e redes de varejo aplicam descontos em seus
produtos. Cristiano inicia sua fala sobre as expectativas como os empresário do
comércio varejista espera o aumento significativo de consumidores em comparação
ao ano passado.

 ‘‘A gente vem com uma expectativa muito grande
até mesmo porque a gente acredita que devido a esse momento de Copa do Mundo também
as vendas vem bem, ela vai ser uma das dez edições mais positivas se não a melhor
desde 2010, então a gente acredita no aquecimento nos ramos de eletrônicos,
roupas, calçados, supermercados aproveitando desse momento.’’

Esse final de ano é diferente dentre
os últimos pois se tem três momentos neste final de ano, Cristiano explica como
os lojistas vem se preparando para receber diversos consumidores: ‘‘A preparação
está sendo feita desde junho para julho, até mesmo porque saímos de uma
pandemia e o aquecimento vem sendo devagar e bem gradativamente, as lojas estão
vendo uma luz no fim do túnel e esses três eventos acredita-se que vai ser o
fator primordial para que o próximo ano a gente entre bem. Tem muitos lojistas
que estão trabalhando há um mês com os descontos, a gente comenta e fala para
os lojistas que seja verdadeiro com os clientes, assim você terá esse cliente
não só agora na Black.’’

Contudo, exige um cuidado: apesar
de bastante popular e vantajosa, a Black Friday exige atenção dos consumidores.
Mesmo com a fiscalização do PROCOM, tem lojistas que se aproveitam deste
momento. ‘‘Infelizmente tem e aí está o detalhe, inclusive estarei com o
superintendente do PROCOM batendo um papo e tem uma cartilha que iremos
distribuir entre os lojistas em respeito aos problemas também da Black. Essa
cartilha é digital e está disponível no site do Sindilojas (Sindilojas-GO informa sobre funcionamento do comércio na Black Friday). O fator primordial é que o
lojista faça correto e o consumidor caso o lojista não esteja fazendo o correto
penalize, vá para outra loja que tenha o desconto real. Ganhando, mas
respeitando.’’

A chegada da Copa do Mundo, da
Black Friday e a proximidade com o Natal têm animado os consumidores.
Impulsionada pelas datas, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) chega ao
penúltimo mês do ano com nova alta, de 1,3%, o décimo crescimento consecutivo
na série com ajuste sazonal e o maior nível desde abril de 2020. Em Goiás, a
previsão é maior em porcentagem: ‘‘Dependendo da situação chega a 7% e até mais,
Goiás ele vai estar entre os 10 estados da federação de maior consumo este ano.
A gente acredita que um dos motivos principais é que o goiano gosta de dar um
abraço, beijo e também presentear.’’

A Black sempre anima os
consumidores, principalmente com o 13º salário, que apesar de grande parte da
população dedicar ao pagamento das contas, sempre sobra um pouco para as
compras de fim de ano, o que acaba gerando essa intenção de consumo maior. ‘‘É hora
do lojista aproveitar e do cliente saber aproveitar essa primeira parcela do 13°
e realmente investir. Eu vou ser mais complexo, essa Black deve seguir até 01
de dezembro, para aproveitar esse aquecimento e o presente de Natal já pode
sair agora com preço mais em conta, aproveitar a situação e comprar presente para
a família inteira.’’

O comércio digital e pandemia
foram determinantes nos formatos de consumo e vivência da sociedade nos últimos
anos. Após o início do COVID-19, pessoas tiveram que manter o distanciamento
social e isso afetou de forma significativa na convivência humana, e na maneira
de consumir não poderia ser diferente. ‘‘Nós temos muito o que aprender, o comércio
digital veio para ficar. O digital não vai morrer, ele vai sempre ampliar, mas
o comércio de rua sempre estará ali forte e também não vai deixar de existir.
Então é uma união dos dois onde que cada um deles vai trazer um pedaço do
mercado. O lojista sabendo que um treinamento e a qualificação profissional do
seu colaborador vai trazer pontos positivos, não somente para a empresa, mas também
para trazer clientes para dentro da loja.’’

Por fim, Cristiano Caixeta ressalta
que as expectativas para este fim de ano são das melhores, e que o país tem que
continuar crescendo e informa aos lojistas que no site do Sindlojas se tem
informações sobre como é feito esse momento de Black Friday, liberação a partir
da Copa do Mundo e mais.


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