
O vice-governador Daniel Vilela reuniu-se na última segunda-feira, 24, com representantes da Aclara Resources para discutir a mineração de terras raras em Nova Roma, no Nordeste goiano.
A empresa informou que a construção da planta piloto em Aparecida de Goiânia está avançada e deve ser inaugurada em abril. O projeto prevê investimentos de R$ 3 bilhões.
Vice-presidente da Aclara, José Augusto Palma explicou que a planta piloto servirá para testar e aperfeiçoar o processo produtivo antes da implementação em larga escala.
A expectativa é que a pedra fundamental do empreendimento em Nova Roma seja lançada em março de 2026, ocupando 14 mil hectares e gerando cerca de 5,7 mil empregos diretos e indiretos.
O projeto Carina envolve a extração de 17 elementos químicos raros utilizados em energia eólica e veículos elétricos. O método empregado será sustentável, sem explosivos, trituração ou barragens de rejeitos, além de reutilizar 95% da água utilizada. “Trata-se do processo mais moderno e sustentável que se tem conhecimento”, destacou Vilela.
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, garantiu total suporte ao empreendimento, que permanecerá no município por pelo menos seis meses e abrirá vagas de emprego para a população local. A reunião contou com a presença de autoridades como o deputado estadual Veter Martins e o secretário de Indústria e Comércio de Aparecida, Marcos Abrão.