Economia

Taxa de desemprego no país bate recorde e sobe para 13,1 milhões

Nayú Fernandes

Publicado em 30 de setembro de 2020 às 16:17 | Atualizado há 5 anos

Desde 2012 o país não tinha um índice de desempregados tão alto assim. Nos últimos três meses o país perdeu um total de 7,2 milhões de postos de empregos. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

32,9 milhões de pessoas estão trabalhando menos tempo do que poderiam. Isso inclui cargas horárias de meio período, rodízio de escala, dentre outros fatores que interferem nessa questão. Os especialistas têm chamado esses trabalhadores de população sub usada.

5,8 milhões de brasileiros estão fora do mercado de trabalho. Cansaram-se de procurar emprego nas atuais condições que o país enfrenta. No ano passado a taxa de desempregos referente aos meses de maio, junho e julho estava cerca de 11,8%. Neste ano, a taxa referente aos mesmos meses citados anteriormente encontra-se na casa dos 13,8%. Um aumento de 2% no total até o momento. Os dados são referentes a pesquisas realizadas pelo IBGE.

O nível de ocupação também diminuiu, atualmente encontra-se em 47,1%. Especialistas e economistas afirmam que estes números apresentados se deram em decorrência da pandemia enfrentada no país, atualmente.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias