Economia

Toyota retira marca Scion do mercado americano por fracasso de vendas

Diário da Manhã

Publicado em 3 de fevereiro de 2016 às 07:25 | Atualizado há 9 anos

NOVA YORK – A montadora de veículos Toyota anunciou nesta quarta-feira que vai dar fim à marca Scion nos Estados Unidos, após 12 anos na tentativa de criar uma identidade separada para carros menores destinados a consumidores mais jovens. A empresa afirmou que vai começar a relançar três modelos 2017 da Scion sob outro nome em agosto.

As vendas do modelo tiveram seu auge em 2006, com 173.034 unidades vendidas, mas, desde então, vem seguindo trajetória de queda. A empresa vendeu apenas 56.167 carros Scion em 2015, refletindo uma retração mais ampla nas vendas de carros menores no mercado americano.

A Toyota criou o Scion em 2003 como uma marca separada para uma série de modelos originalmente destinados ao mercado japonês. A marca teve um primeiro lançamento bem sucedido, chamado xB. Mais recentemente, a Scion obteve êxito com o esportivo FR-S, que remetiam ao modelo clássico da montadora Celica, dos anos 1970. Os modelos FR-S vão continuar sob novo nome na Toyota.

A companhia também usou o Scion para tentar se aproximar de consumidores jovens, em uma época que a idade média dos clientes de alguns carros centrais da montadora era em torno de 60 anos. Para o modelo que entrará em extinção, no entanto, a média era de 35 anos, disse a empresa.

“O Scion nos permitiu avançar em ideias que teriam sido desafiadoras para testar através da rede Toyota”, afirmou o CEO da divisão americana da companhia, Jim Lentz, em comunicado.

Lentz foi o vice-presidente fundador da marca Scion. A montadora afirmou que não vai precisar encerrar lojas para acabar com a marca e que os proprietários do modelo podem ir à concessionárias da Toyota para manutenção e reparos.

O fim da Scion se soma a outras perdas para o mercado de carros de pequeno porte nos EUA. Na semana passada, a Fiat Chrysler anunciou que ia acabar com o Dodge Dart, também de pequeno porte, e o sedan Chrysler 200, de tamanho médio. A montadora afirmou que está em busca de parceiros para produzir modelos que possam substitui-los, pois os lucros de carros menores evaporaram.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias