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Um cliente satisfeito é a melhor venda que se pode ter

No primeiro trimestre do ano, as vendas do comércio registraram crescimento de 2,4% comparado ao mesmo período de 2022

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Podemos dizer que os profissionais de vendas, têm um papel importante para movimentar as vendas no comércio. Sejam esses profissionais com vendas internas, externas, digitais, vendas diretas, casadas ou até mesmo de forma autônoma. A motivação impulsiona vendedores a trabalhar com foco, força de vontade, determinação e muito entusiasmo para atrair cada vez mais seus clientes, e conquistar suas metas.

Vendedores precisam desenvolver a habilidade de se expressar de uma forma cativante e simpática para conquistar seus clientes. Com isso vale lembrar, que é necessário transmitir autenticidade e transparência com mensagens corretas sejam elas faladas em um tom certo na voz, ou escritas para que o seu cliente possa ter clareza no atendimento oferecido.

Essas técnicas de vendas são utilizadas todos os dias pelos mais diferentes profissionais do comércio, cada dia uma performance de atendimento para conquistar o público nas compras, então nessa atuação, os vendedores tem uma vida inteira pela frente para vender, e a abordagem é muito importante para não perder o cliente.

Por mais que suas metas estejam apertadas e você precise vender, não desperdice a primeira visita com propostas diretas de vendas pensando que o cliente atendido é o último do mercado. Pois a realidade de hoje é focada em mudanças. Clientes com pouco tempo buscam facilidades, por isso, comprar em sua loja deve ser algo fácil, rápido, simples, prazeroso, interativo e personalizado.

Pois o bom atendimento ao cliente é um dos pilares de qualquer venda atual ou até mesmo futura, e têm como principal objetivo entender e solucionar todas as demandas atribuídas. Além disso, o atendimento ao cliente tem importância fundamental para desenvolver um relacionamento saudável e duradouro buscando manter os clientes sempre satisfeitos com o seu negócio. Boa parte dos consumidores estão dispostos a pagar até 20% a mais por um produto se ele vier acompanhado de um bom atendimento.

Para entender melhor sobre a dinâmica dos movimentos das vendas o Diário da Manhã entrevistou, profissionais em vendas, para explicar esse diferencial de criatividades para atrair cada vez mais os clientes.

Wallisson Ferreira dos Reis, empresário da Bello Reis Planejados explica que além de empreendedor, é um grande vendedor, mesmo com toda sua equipe de colaboradores, Ele é quem apresenta os seus produtos aos clientes, tendo um contato direto. “O tratamento inicial dado aos clientes é primordial para a fidelização do mesmo, quando o cliente vem fechar móveis planejados ele passa por toda uma experiência que vai desde o primeiro atendimento a confecção e apresentação do projeto, o fechamento do contrato, o respeito ao prazo de entrega e por fim o suporte após a entrega, fazendo todo esse processo com excelência no final da entrega você acaba se tornando amigo do cliente e a fidelização é certa.”

O empresário explica sobre as dúvidas dos clientes ao adquirir seus produtos e o prazo de entrega, para planejar o sonho dos clientes. “As maiores dúvidas dos clientes são referentes a qualidade do acabamento dos Móveis e o prazo de entrega, pois neste mercado existem diversos padrões de acabamentos, cada empresa tem seu próprio padrão, não existe um padrão único de fabricação, e todos os dias surgem novos itens que agregam a qualidade dos móveis (puxadores, dobradiças, modelos de cores), então é preciso estar sempre atualizado e informar a cada cliente sobre estes acabamentos, na maioria dos casos o cliente chega sem saber nada, cabe a nós instruir ele sobre cada detalhe do Móvel. O prazo de entrega costuma variar a depender do tamanho do serviço fechado e pode ser em torno de 10 dias e pode chegar até 70 dias em caso de residências completas, sempre explicamos aos nossos clientes que este prazo não está relacionado ao tempo de fabricação do móvel em si, o prazo depende da demanda de contratos fechados que a empresa tem para executar e da qualidade de mão de obra disponível no mercado.”

Wallisson Ferreira, explica também sobre as características marcantes para crescer a clientela e a qualidade no atendimento. E pontua que um dos detalhes para conseguir atrair mais clientes está no Marketing Digital, com o uso das redes sociais.

“Nós temos duas estratégias principais para o crescimento dos clientes, a primeira é o foco no Marketing digital, pois hoje em dia todo mundo está nas redes sociais, e nós também estamos, fazemos um trabalho estratégico para que esses clientes nos encontrem por lá e tenham uma boa primeira impressão da nossa empresa. A segunda estratégia é a boca a boca dos nossos clientes fiéis, todo cliente satisfeito indica nossos serviços e isso passa confiança para o próximo cliente. Clientes de móveis planejados têm o hábito de procurar sempre por indicações para evitar transtornos, pois o atendimento de qualidade é um divisor de águas, pois todo cliente costuma fazer de dois a três orçamentos antes de fechar o contrato, então se você pecar em qualquer detalhe durante o atendimento pode acontecer de você perder o cliente para a concorrência. O cliente associa o primeiro atendimento há como será a execução do serviço e a entrega fina.”

O empresário finaliza deixando dicas de vendas de qualidade. “Oferecer ao cliente o máximo de informações possível, até mesmo as dúvidas em que eles não perguntam. Procurar sempre empresas com boas referências, sempre ler com atenção os detalhes do contrato e conferir se a empresa tem um CNPJ ativo, desta forma você fica mais seguro e minimiza os riscos.”

"O bom atendimento é fundamental para o sonho do cliente sair do papel e impulsionar o fechamento do contrato."


		Um cliente satisfeito é a melhor venda que se pode ter
Gynaberg Reis

Nesse contexto de vendas, as vendas online aumentaram consideravelmente nos últimos anos. Acelerada pela pandemia o consumo online cresceu cerca de 71%. Para a prosperidade de qualquer negócio a venda digital não é mais uma alternativa, mas sim uma necessidade indispensável.

Dayane Abreu, administradora e proprietária da loja digital Dona Linda 21, voltada para o público da moda feminina relata as técnicas usadas nas vendas online. “Produtos de qualidade e atendimento de excelência, constância divulgação dos produtos nas redes sociais, com provadores atualizados, patrocínios pagos e a velha técnica (segue meu @). Clientes satisfeitos fazem propaganda gratuita. Por isso prezo muito por um bom atendimento, acho fundamental ouvir o retorno das clientes.”

Dayane Abreu, também relata sobre o pós venda para fidelizar as clientes. “Acompanho minhas clientes com toda atenção em todo processo, desde o momento pelo qual começa a seguir a loja digital, para conhecer os produtos, passo a conhecer o perfil do estilo de cada uma das minhas clientes, com a cartela de cores que sobressaía na tonalidade de pele delas, no estilo clássico, casual, despojados, atemporal. O importante é entender o que melhor agrada as clientes, pois o bom atendimento é a chave do sucesso de qualquer venda, é mais que vender é trazer a beleza em forma de vestuário, trabalhamos com autoestima nada melhor que uma mulher confiante e bem vestida, pois deixamos as mulheres com vestuário atualizado em todas as estações do ano”.

“A roupa traz isso de estar sempre com um look tendência.”

No campo de vendas temos também o representante comercial que vende produtos para empresas ou instituições em nome de um fabricante ou atacadista. Além disso, em função como o próprio nome diz Representante Comercial, “representar” a empresa no atendimento com o público em potencial, pois ele se torna parte importante da imagem e do posicionamento da marca, ele quem garante o destaque do produto no mercado em relação a concorrência.

A primeira visita é um instante mágico para deixar no cliente uma excelente impressão de você. É neste momento que ele lhe conhece, “toma pé” da proposta de valor que você está oferecendo e decide se você entra ou não para seu seleto grupo de fornecedores. Por esta razão, ser um bom representante comercial vai muito além de bater metas no final do mês. Mais do que apenas vender, o profissional desta área também precisa servir como consultor de cada cliente, conhecer o produto que vende, reconhecer os diferenciais da marca, conhecer o mercado e todos os outros produtos similares que o mercado oferece como concorrência.

Outro detalhe importante, é manter um contato de pós-venda também é uma boa estratégia para garantir a fidelização do consumidor e a recompra de um futuro pedido baseado na necessidade do cliente. Pois a responsabilidade dessa atuação são pontos cruciais para novas prospecções de clientes para economia comercial estar sempre em alta.

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