Economia

Viagens de formatura são alternativas para tradicionais bailes

Diário da Manhã

Publicado em 7 de abril de 2015 às 03:04 | Atualizado há 4 meses

Uma noite de requinte e uma festa inesquecível é o que muitos estudantes sonham ao planejarem o tradicional baile de formatura. No entanto, o mercado de viagens de formatura tem crescido nas últimas décadas, sendo a opção de muitos formandos, principalmente para destinos internacionais, como Bariloche e Cancún. Atualmente, o mercado de viagens de formatura contempla 60 mil embarques por ano para destinos nacionais e internacionais.

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela B2, o consumo de turismo está no topo da lista de desejos de jovens entre 17 e 35 anos, sendo que 31% dos entrevistados pretendem gastar com idas ao exterior. Já 23% disseram que pretendem investir em viagens no Brasil no ano que vem. Na perspectiva dos próximos três anos, a situação se inverte, sendo as viagens nacionais a preferência de 48% dos jovens, enquanto os roteiros para fora do País representam a opção de 31% dos entrevistados.

Apesar do aquecimento deste mercado, especialistas alertam que é preciso planejar antes de investir em uma viagem de formatura, em especial devido às dificuldades financeiras que o País enfrenta. Para o vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Leonel Rossi Júnior, uma das principais razões para o crescimento do mercado de viagens de formatura – apesar de não se ter mensuráveis do volume de recursos e número de agências que atuam especificamente nesse segmento –, é devido à grande procura por ser uma alternativa para os bailes. “Para as agências de turismo é um bom negócio, pois em apenas uma viagem podem embarcar mais de 50 pessoas. Além desse segmento ter se tornado uma opção às festas e bailes”, ressalta.

 

Embarques

Considerada uma das principais empresas especializadas em turismo para estudantes, a operadora Forma Turismo revela que já alcançou o número de embarques de mais de 320 mil passageiros desde sua fundação, em 1997. No ano de 2010, em acordo com a Gol Linhas Aéreas, a operadora embarcou mais de oito mil jovens em 170 voos fretados para Porto Seguro, Bahia. Este ano, a Forma Turismo já fechou contrato com a Aeromexico, para fretamento de mais de dez voos para a cidade de Cancun, no México. A média anual de aeronaves fretadas pela empresa para viagens de formatura é de mais de 200 por ano. Apenas na última temporada de julho, quando a operadora fretou aeronaves para Cancun, Orlando e Porto Seguro, foram embarcados mais de 12 mil passageiros, sendo um recorde para a temporada.

No mês passado, a empresa inaugurou uma loja em Goiânia – que atende clientes da Capital e regiões próximas – já que na última temporada mais de 400 passageiros foram embarcados. “Com a nova operação, esperamos superar a marca de mil passageiros embarcados em 2015, incremento de mais de 150%”, afirma Renato Costa, diretor do Grupo Forma.

Em 2014, pensando em atender a demanda específica de estudantes do nono ano de Goiânia, Brasília e região, a organização desenvolveu o roteiro Adventure Cerrado, que tem como cenário o Hotel Vila Velluti, na zona rural de Goiás. “O programa tem perfil de aventura, ideal para o formando que busca preço acessível e estrutura completa com festas exclusivas e atividades esportivas. Estimamos embarcar mais de 150 passageiros para esse destino”, ressalta Costa.

 

Perspectivas

A inauguração da loja de Goiânia integra o plano de expansão da Forma Turismo, que pretende abrir lojas em Curitiba e Recife, somando assim 17 lojas entre próprias e franquias distribuídas em quatro regiões nacionais, além de mais de 120 representantes comerciais espalhados por todo o País. Além da Forma Turismo, outras grandes empresas do setor de turismo vêm investindo bastante no mercado de viagens de formatura, como a CVC e a Central de Intercâmbio, que criou um braço especializado para atender o público, a Amaze, que oferece destinos nacionais e internacionais.

 

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias