A Secretaria da Educação de Goiás (Seduc/GO) vai oferecer 15 mil vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio a partir de 2025.
A iniciativa faz parte de um projeto que visa ampliar as chances dos estudantes na inserção ao mercado de trabalho, com 29 opções de cursos disponíveis. A formação incluirá tanto a base curricular comum, com carga de 1.800 horas, quanto o conteúdo técnico, que pode chegar a até 1.200 horas.
A ação é fruto de uma parceria entre a Seduc/GO e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Senac (Serviço Nacional do Comércio), que contribuirão para a implementação das novas vagas e a oferta dos cursos.
Cursos ofertados
Das 15 mil vagas, 10.720 serão oferecidas em parceria com o Senai, enquanto 5.024 estarão disponíveis nas unidades do Senac. Além disso, outras vagas serão disponibilizadas por meio de colaborações com as secretarias da Retomada e de Ciência, Tecnologia e Inovação. As matrículas seguirão o calendário escolar da Seduc/GO, com previsão de início para novembro.
O SENAI oferecerá os seguintes cursos:
- Automação Industrial
- Eletromecânica
- Eletrotécnica
- Manutenção Automotiva
- Manutenção de Máquinas Industriais
- Mecânica
- Mecatrônica
- Química
- Vestuário
- Desenvolvimento de Sistemas
- Programação de Jogos Digitais, Redes de Computadores
- Manutenção e Suporte em Informática
- Alimentos
- Edificações
- Design Gráfico
Já no SENAC, os cursos serão:
- Computação Gráfica
- Informática
- Inteligência Artificial
- Administração
- Comércio
- Contabilidade
- Logística
- Marketing
- Recursos Humanos
- Secretariado
- Agronegócio
- Segurança do Trabalho
- Computação Gráfica
Os cursos serão oferecidos em 17 municípios: Alexânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Catalão, Ceres, Goiânia, Iporá, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Mineiros, Porangatu, Quirinópolis, Rio Verde, Senador Canedo e Trindade.