Home / Educação

EDUCAÇÃO

Educação em pauta

Na última segunda feira (14), ocorreu a cerimônia de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o tema "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável", no Instituto Federal Goiano (IF Goiano) - Campus Trindade.

Tendo várias edições, com temas variados, a SNCT tem o intuito de interagir com o público e explicar assuntos atuais, utilizando o cotidiano de todos. Também interage com a comunidade junto a oficinas e minicursos produzidos por professores e alunos da Instituição. A semana consiste em diversas palestras, minicursos, oficinas e projetos científicos.

Com a presença de alguns palestrantes, tivemos inúmeros aprendizados sobre a biodiversidade e tecnologia. Após vários ensinamentos, a semana se tornou um palco de cultura junto à feira de ciências. Entrevistados declararam como "a melhor semana do ano".  Leandra Araújo, aluna do 1° de Informática para Internet e também monitora, definiu a semana de ciência e tecnologia como "uma grande oportunidade de aproximar os alunos e trazer a eles a oportunidade de apresentarem seus projetos".

Momentos de tensão tomaram conta do público junto a disputa da competição da ponte de macarrão. Tendo por objetivo analisar questões estruturais. Só pode ser construída com 950 gramas de macarrão e sua finalidade é aguentar o maior peso possível. 22,700 quilos, esse é o novo recorde do Instituto, por uma ponte produzida por alunas do 2° ano de Edificações.

Semana recheada de aprendizados tanto sociais quanto culturais. Tivemos também palestras não só sobre a biodiversidade, mas sobre a luta diária de mulheres nas áreas de TI e Engenharia, a inserção de tecnologia digital nos âmbitos escolares, inteligência artificial no mundo real, entre outros. Além disso, aconteceram várias premiações diante dos projetos executados por alunos do Campus, tanto na área de ciências humanas quanto exatas. Wilton Ribeiro, aluno do 3° ano de Automação Industrial ficou em 3° lugar na categoria de Letras, Linguística e Artes, junto ao seu companheiro Luís Fernando, 2° Automação com o projeto de ensino de Contos de sensacionalismo- "ckickbait", com o intuito de divulgar contos de Machado de Assis e despertar o gosto pela leitura. Wilton declarou ter gostado muito da premiação e de todo o reconhecimento por parte de amigos e professores. " É assim que a gente melhora o país, com pequenas ações, criando projetos e tendo ideias que mudam e melhoram a nossa realidade!", completou.

Após seu encerramento que ocorrerá quinta feira (24), o Instituto retornará com sua rotina e convida alunos do último ano do ensino fundamental a se inscreverem no processo seletivo de 2020. 140 vagas para 4 cursos. Automação Industrial, Edificações, Informática para Internet e Eletrotécnica.

Escrito por;

Gabriel Kalinoski;

16 anos;

Aluno do 1° ano;

Instituto Federal Goiano – Campus Trindade;

Integrado em Edificações.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias