Neste domingo (17), quase 210 mil estudantes devem fazer o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020, em Goiás. Devido à pandemia da Covid-19, este ano, os portões serão abertos às 11h30, mais cedo do que os anos anteriores, para evitar aglomerações.
Do total de participantes no estado, 124.973 são mulheres e 84.377 são homens. Estudantes entre 17 e 20 anos somam 111 mil candidatos. Já os que estão entre 21 e 30 anos totalizam 63 mil. Ao todo, 342 pessoas tem 60 anos ou mais.
Serão 578 locais de prova em todo estado. Os portões serão fechados às 13h e as provas começam às 13h30. Serão 5h30 de prova. Neste primeiro dia serão as de linguagem, ciências humanas e redação.
A segunda etapa está marcada para o dia 24 de janeiro e terá duração de 5h, com as provas de ciências da natureza e matemática.
É necessário o aluno levar documento de identificação com foto e caneta preta de tubo transparente. Se um candidato estiver com Covid-19, ele pode pedir para fazer a prova em outra data.
Medidas de segurança
As medidas de prevenção contra o coronavírus serão as mesmas para todos os lugares. Não haverá planejamento especial para os locais que estejam com aí umento no número de casos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Entre as medidas estão:
- Uso obrigatório de máscaras para candidatos e aplicadores;
- Disponibilização de álcool em gel nos locais de prova e nas salas;
- Abertura dos portões mais cedo, às 11h30 (horário de Brasília);
- Recomendação de distanciamento social no deslocamento até as salas de provas;
- Identificação de candidatos do lado de fora das salas, para evitar aglomeração;
- Contratação de um número maior de salas: na edição de 2019 foram 140 mil locais , agora serão 200 mil;
- Salas de provas com cerca de 50% da capacidade máxima
- Candidatos idosos, gestantes e lactantes ficarão em salas com 25% da capacidade máxima;
- Higienização das salas de aulas, antes e depois do exame.
Ainda é recomendado que o candidato leve máscaras reservas para trocar, já que a prova tem duração máxima de 5h30, quando há redação. No dia em que não tem redação, o período máximo para fazer a prova é de 5h.