Segundo um levantamento feito pela GloboNews, o número de inscritos no Enem 2021 caiu pela metade se comparado com o ano passado. Um retrocesso em relação a diversidade e inclusão de alunos nas Universidades, de acordo com o Semesp, sindicato que representa as instituições de ensino superior no Brasil.
De acordo com especialistas há uma grande dificuldade para esses jovens, de conseguirem concorrer a uma vaga e ter acesso as Universidades e conseguirem pensar sobre o próprio futuro.
"A gente tá vivendo no Brasil um momento bastante dramático, esse jovem pode ter tido dificuldade de se preparar por conta de conexão, por conta da estrutura domiciliar e também impactada pelas mortes nas famílias que a gente sabe que isso muda a estrutura familiar a depender do membro da família que partiu por conta dessa pandemia a gente tem mais dificuldade de reorganizar, de reestruturar essa família para que ela possa manter e investir na educação superior dos seus filhos", destaca a professora de sociologia da Usp e coordenadora doNúcleo Afro do CEBRAP, Márcia Lima.
Queda no número de inscritos de acordo com a raça:
- Entre os que se autodeclaram brancos foram 718 mil inscritos a menos, uma queda de quase 35,8%;
- Entre os que se autodeclaram pardos foram 1,4 milhão inscritos a menos, uma queda de 51,7 %;
- Entre os que se autodeclaram pretos foram 409 mil inscritos a menos, uma queda de 53,1%;
- Entre os que se autodeclaram indígenas foram 20 mil inscritos a menos, uma queda de 54,4%;
- Entre os que se autodeclaram amarelos foram 66 mil, uma queda de 51,4%.
Leia também: