O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), investiu R$ 95,1 milhões na compra de 22.500 notebooks para serem distribuídos aos professores da rede pública estadual de ensino. Os equipamentos começaram a ser entregues no mês de junho, com o processo de distribuição sendo finalizado na primeira semana de agosto, marcando o retorno das aulas do segundo semestre letivo.
Nesta primeira etapa foram contemplados os professores regentes, coordenadores e tutores pedagógicos, gestores escolares e assessores pedagógicos. Os demais professores serão beneficiados na segunda fase, prevista para ser iniciada em outubro.
A iniciativa do Governo de Goiás tem como intuito promover a inclusão digital dos professores, dar acesso às novas tecnologias educacionais e, com isso, transformar a dinâmica do ensino-aprendizagem em todas as unidades escolares da rede pública estadual.
Aulas mais produtivas
Para o professor Fernando Rosa, que dá aulas de Biologia e de Educação Física no Colégio Estadual Elvira Leão Barreto, em Simolândia, ao beneficiar os educadores com os notebooks, o Governo de Goiás deu um salto importante para melhorar a qualidade das aulas.
“Nossos estudantes estão cada dia mais conectados na internet e nós precisamos, de forma inteligente e proveitosa, mostrar a eles que existe um vasto mundo de informações e de conhecimento para além das redes sociais”, destaca Fernando.
Desde o início do mês, o professor tem utilizado o notebook como aliado de trabalho. De acordo com ele, desde então, passou a antecipar os conteúdos teóricos por e-mail ou por aplicativos de mensagens. E assim, no momento da aula presencial, os alunos já estão inteirados sobre o tema que será abordado, sobrando mais tempo para tirar as dúvidas.
A professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa no Colégio Estadual Dr. Antônio Di Ramos Caiado, em Alvorada do Norte, Fernanda Francisca Balisa lembra que a tecnologia é, hoje, a principal aliada dos educadores e a chegada dos notebooks tornou as aulas mais criativas e atrativas.
Fernanda conta que utiliza bastante o notebook. “Em casa, eu uso para pesquisas, planejamento pedagógico e na elaboração das aulas e atividades que serão distribuídas em sala. Já no colégio, durante as aulas, recorro ao notebook para exibir filmes, apresentar e traduzir músicas e abordar conteúdos diversos, fazendo com que minhas aulas se tornem mais estimulantes e dinâmicas”, conclui.
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