Utilizado nos Estados Unidos, Inglaterra e França, o método fônico de alfabetização, que tem se mostrado como alternativa eficiente junto a crianças com autismo e Síndrome de Down, será tema de workshop em Goiânia, o “Educando pela Brincadeira”. O evento será realizado neste sábado, 26, das 8h às 12h, no Circo Laheto, e contará com a participação dos artistas Estêvão Marques, músico que tem trabalhos gravados com a Palavra Cantada, e Chicos dos Bonecos, poeta, contista e educador de arte com trajetória de mais de 20 anos dedicados à cultura popular.
A realização do encontro é fruto de parceria entre Sandra Paro, founder da plataforma de ensino ABA + Inteligência Afetiva, e a fonoaudióloga Seizer Mainardi, do site Dica Visual. Sandra tem uma filha com autismo, Valentina (foto), hoje com 9 anos. Quando a menina estava com 10 meses de vida, parou de falar o pouco que tinha aprendido até então, “mama” e “papa”.
“O diagnóstico de autismo veio quando ela tinha 2 anos e meio e logo começamos as terapias. Conheci a Seizer e sugeri estimularmos a Valentina pelo sentido auditivo, porque o pai é músico e a gente tem uma ligação muito forte com a música”, conta Sandra.
O resultado no consultório deu certo. “O método fônico faz a associação entre o som da letra (fonema) e a letra escrita (grafema). Ele ensina a criança a “ler” as palavras através da emissão de cada som da letra até formar a palavra toda”, explica Seizer. Segundo a especialista, uma das grandes vantagens é que ele pode ser ensinado de forma dinâmica. “A brincadeira passa a fazer parte da alfabetização, utilizando várias estimulações sensoriais como audição, visão e tato; músicas, circuitos motores, apoio visual, entre outros”, exemplifica Seizer, que tem obtido sucesso na utilização do método também com crianças com Síndrome de Down.
Educando pela brincadeira
“Se deu certo com crianças com desenvolvimento atípico, vai dar certo também para os meninos e meninas com desenvolvimento típico, dentro da sala de aula”, enfatiza Sandra, ao destacar, ainda, que o método fônico atende às recomendações atuais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Seizer Mainardi acrescenta que o trabalho de Estêvão Marques está diretamente ligado ao método fônico. “As composições musicais associadas aos movimentos corporais auxiliam na associação visão/audição, cognição e decodificação”, enumera. “É um workshop que vai ajudar a todas as pessoas que lidam com crianças. Desde os cuidadores, terapeutas, pedagogos até os terapeutas no geral”, complementa a fonoaudióloga.
O próprio Estêvão Marques, que atualmente mora na Espanha e veio para o Brasil para ministrar esse workshop em São Paulo e, depois, Goiânia, se mostra empolgado. “Será um encontro repleto de brincadeiras e mirabolâncias que conecta a música, a dança, o teatro, as artes visuais e a circense”, detalha.
Já o contista Chico dos Bonecos traz para o workshop a parte mais didática, de leitura, escrita, rima, aliteração, onomatopeias, fonemas, entre outros, que estarão relacionados com as músicas.
Ingressos
Para participar do workshop é preciso acessar o site da FunPass. As vagas são limitadas e os valores dos ingressos variam de R$ 149,90 a R$ 169,90.