Para conseguir alcançar o 1° lugar no Ensino Médio da rede pública no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023. O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), investiu, com o apoio de instituições parceiras, na criação de programas e projetos pedagógicos que contribuíssem para a melhoria da Educação pública estadual goiana. Entre elas, está a parceria com o Instituto Unibanco.
Dentre as ações desenvolvidas pelo governo estadual e o instituto, está a implementação do Circuito de Gestão, que está trazendo resultados em sua utilização. Desde o seu lançamento e implementação o programa tem sido utilizado para fortalecer as tomadas de decisões na rede estadual de ensino, garantindo um marco significativo na qualidade da Educação goiana.
De acordo com a diretora de Política Educacional, Patrícia Coutinho, O Circuito de Gestão promove a articulação entre a Secretaria de Educação, as coordenações regionais e as unidades escolares da rede estadual, garantindo uma gestão cada vez mais integrada. “O Circuito de Gestão, incentiva o uso dos resultados das avaliações para o monitoramento e desempenho dos estudantes e das escolas. Então, com isso, ele permite identificar quais são os pontos fortes e os pontos fracos e direcionar as ações e as correções de rota, para que as estratégias sejam mais assertivas,” destacou Patrícia.
Para a diretora pedagógica da Seduc/GO, Alessandra Almeida, o planejamento intencional e voltado para resultado de aprendizagem é fundamental para o alcance das metas. Isso, no contexto pedagógico, tem a ver com a análise dos dados e indicadores que norteiam o rumo do trabalho da escola e levanta importantes provocações. “Aliadas ao trabalho contínuo e focado dos professores dessa rede, estas metodologias foram importantes para os bons resultados de Goiás, como, por exemplo, nos últimos Ideb 2023,” ressaltou.
Sobre o programa Circuito de Gestão
O programa é desenvolvido pelo Governo de Goiás, em parceria com o Instituto Unibanco e tem como princípio a tese de que uma gestão de qualidade, eficiente, participativa e orientada para resultados pode proporcionar impacto significativo no aprendizado dos estudantes.
Como explica o superintendente-executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, o Circuito de Gestão se destaca em dois pontos principias, que são “O trabalho constante com foco em aumentar as capacidades estatais na Educação pública de Goiás e o processo de implementação, monitoramento, correção de rota e avaliação que o CDG permite," afirma.
O Circuito de Gestão foi uma iniciativa que viabilizou a transferência do programa Jovem de Futuro para o Estado de Goiás. Este ajudou a impulsionar importantes resultados para a melhoria dos índices educacionais das escolas de Ensino Médio. A ferramenta ajuda a combater a evasão escolar e as desigualdades educacionais, além disso, também contribuiu para os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, que alcançou a média de 4,8.