O estado de Goiás e o Ministério da Educação (MEC) estabeleceram compromisso que atenderá a educação básica: 120 escolas públicas em 77 municípios goianos receberão aporte de R$ 103 milhões do Governo Federal para retomar e concluir obras essenciais.
A formalização do acordo aconteceu em cerimônia na Assembleia Legislativa de Goiás, com a presença do governador Ronaldo Caiado, vice-governador Daniel Vilela e do ministro da Educação, Camilo Santana.
A adesão de Goiás ao Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica é acompanhada pela participação em duas outras iniciativas federais. Isso inclui o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que visa garantir a alfabetização adequada das crianças na idade certa, e o Programa Escola em Tempo Integral, destinado a ampliar a oferta de ensino em período integral.
Ronaldo Caiado disse que “Goiás tem priorizado a educação”. Para ele, a união entre estados, município e Governo Federal é fundamental. Ele colocou os técnicos da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) à disposição dos prefeitos que, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), possuem até dia 10 deste mês para apresentar as propostas de adesão ao pacto. “Podemos assessorar os prefeitos para entregar aquilo que falta para que sejam contemplados com a construção dessas escolas”, explicou. As obras paralisadas são de iniciativa dos municípios, realizadas com contrapartida federal.
Durante a solenidade, o ministro da Educação elogiou o trabalho desenvolvido pelo Governo de Goiás no apoio a municípios para garantir a alfabetização das crianças na idade correta, por meio do programa AlfaMais.
Santana explicou que o objetivo do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é levar a iniciativa a todos os estados brasileiros. “Vamos apoiar o programa de Goiás e queremos que essa experiência chegue a todos os 26 estados e o Distrito Federal. Queremos construir uma só política para todos os estados e municípios”, destacou.