Estudantes do Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Professor Pedro Gomes estão redefinindo o que significa aprender no Ensino Médio em Goiânia. Com uma interpretação pedagógica que enfatiza a formação integral e multidimensional, a escola se destaca pelos seus projetos interdisciplinares que não só educam, mas também inspiram e transformam.
Com a abordagem de temas sensíveis, o CEPI Professor Pedro Gomes busca, através do acolhimento e do respeito, a inclusão de todos os alunos. A escola forma uma rede de apoio e agrega aos projetos a vivência pessoal e familiar dos estudantes. Isso permite que eles se sintam à vontade para falar sobre suas experiências, abordando questões como sexualidade, orientação sexual, assédio, dificuldades de interação, doenças, inclusão social e outros temas relevantes.
Além de praticar empatia e tolerância, o projeto promove o desenvolvimento de habilidades críticas e criativas, incentivando os alunos a se tornarem cidadãos conscientes e engajados. A diversidade de projetos permite que cada estudante encontre um espaço para se expressar e explorar seus interesses, contribuindo para um ambiente educacional mais acolhedor e transformador.
"Todo o projeto surge para preencher uma carência acadêmica que existe naquele ambiente pedagógico", explica a professora Juliana, coordenadora do Projeto Direitos Humanos. "O professor José Neto percebeu a banalização do tema do Holocausto pelos estudantes. Eles não se comoviam, não se atentavam, alguns até viam como humor. Foi daí que surgiu a necessidade de criar um projeto que apresentasse os Direitos Humanos de forma mais palpável."
Os projetos desenvolvidos no CEPI Professor Pedro Gomes são verdadeiros exemplos de sucesso educacional. O Projeto Jovens Escritores não só desenvolve habilidades literárias, mas também promove a expressão pessoal e a pluralidade de vozes entre os, resultando em publicações que refletem suas experiências e perspectivas. Em 2023, a obra "Nós" foi um dos frutos desse projeto, permitindo que os jovens explorassem temas como sonhos, desejos e desafios pessoais.
Vitor Carvalho, atualmente no 2º ano do Ensino Médio, compartilha sua experiência: "No primeiro projeto, de Jovens Escritores, eu escrevi uma carta sobre acolhimento e ansiedade, que estava me afetando muito naquele momento. Sempre gostei de escrever, principalmente poesia, e embora não tivesse muito conhecimento, é uma habilidade que eu aprecio. Foi incrível poder mostrar meus sentimentos através dos textos.”
Reflexão crítica e criatividade
O projeto se destaca por promover uma compreensão crítica dos direitos humanos através da produção de vídeos. "A motivação foi a banalização do mal", comenta a professora Juliana. "Os estudantes banalizavam a aula de Holocausto e não enxergavam a importância disso, como isso deveria provocar nas pessoas." O projeto busca preencher essa lacuna, oferecendo uma combinação de teoria e prática que sensibiliza os alunos sobre temas importantes e atuais.
Bernardo Rodrigues, do 3º ano do Ensino Médio, encontrou no projeto uma forma de explorar suas próprias experiências. "Escolhi falar sobre esquizofrenia, um tema importante para mim por ter um avô que sofre dessa condição. Entrevistei profissionais e até meu tio psicanalista, e senti que a experiência valeu a pena", explica.
A educadora destaca a abordagem prática do projeto: “Os objetivos pedagógicos do projeto de direitos humanos contemplam a BNCC e a LDB. O currículo pedagógico precisa ter apresentação dos direitos humanos, mas sem um contexto mais pragmático, acreditamos que não seja tão positivo quanto o projeto."
Projeto Logos: introdução à Pesquisa Científica
Outra iniciativa que merece destaque é o Projeto Logos, que introduz os alunos do último ano do Ensino Médio à pesquisa científica. Os estudantes escolhem um tema de interesse, trabalham com um orientador e produzem um artigo científico, culminando na defesa do trabalho perante uma banca avaliadora. Este processo prepara os alunos para os rigores do Ensino Superior e desenvolve habilidades valiosas para suas futuras carreiras acadêmicas e profissionais.
A educação em tempo integral no CEPI Professor Pedro Gomes vai além das salas de aula, proporcionando espaços de aprendizado e crescimento que valorizam a diversidade e incentivam a expressão pessoal. Vitória Costa, do 3º ano do Ensino Médio, expressa sua gratidão pelos projetos: "Tive a oportunidade de contar um pouco mais sobre a história da minha vida, compartilhando meu ponto de vista sobre muitas temáticas, mas principalmente a racial. Senti que poder contar sobre mim, mostrar o meu olhar enquanto uma mulher negra nos projetos, principalmente na forma escrita, foi algo muito especial."
Samuel Antunes, também do 3º ano, encontrou nas iniciativas da escola uma inspiração para explorar seus hobbies, que acabaram se tornando seu projeto de vida. "Comecei a escrever poemas e isso foi se tornando cada vez mais um hobbie. Fiz um primeiro poema em que eu falava sobre uma conversa que teria comigo mesmo no futuro. Depois do projeto, continuei escrevendo e tenho um Instagram onde publico meus textos. Agora, penso inclusive em ser compositor ou mesmo escritor", finaliza.
Um modelo para o futuro
A educação em tempo integral, implementada nos Centros de Ensino em Período Integral (CEPI), visa a formação integral dos estudantes, conectando a realidade dos jovens ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais. Este modelo começou a ser implementado em Goiás em 2006 e, desde 2013, atende também estudantes do Ensino Médio. Atualmente, são 187 escolas públicas de Ensino Médio Integral em Goiás, atendendo mais de 34 mil estudantes, segundo o Censo Escolar 2023.
Para Juliana, o futuro do projeto é promissor: “Os resultados mais significativos não são necessariamente grandes prêmios, mas as trajetórias dos estudantes. Ver um estudante que não via importância em conhecer os artigos de Direitos Humanos reconhecendo a importância disso, ou um estudante que não se preocupava com causas sociais produzindo um vídeo sobre isso, é extremamente gratificante.”
Com uma visão de continuidade e expansão, a professora espera que o projeto inspire outras escolas a adotarem práticas semelhantes: “A educação se faz com esses pequenos movimentos pedagógicos que são capazes de movimentar a escola. No Pedro Gomes, temos sonhado muito com o futuro dos estudantes e com o potencial de transformação que eles possuem.”
O CEPI Professor Pedro Gomes como um exemplo de inovação e dedicação na educação pública prepara seus alunos para serem cidadãos críticos, conscientes e ativos na sociedade.