Foram abertas nesta segunda-feira, 27, as inscrições para o ENEM, exame que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e que é a principal forma de ingresso ao ensino superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e Financiamento Estudantil (FIES), além de permitir o ingresso facilitado às instituições portuguesas conveniadas ao INEP.
Os candidatos têm até o dia 7 de junho para se inscrever no exame, bem como solicitar atendimento especializado e tratamento por nome social. Para realizar a inscrição, é necessário acessar a Página do Participante com o login único do Gov.br.
Isenção e justificativa de ausência
Na Página do Participante é possível consultar também os resultados da solicitação de isenção da taxa de inscrição e dos recursos que tratam as justificativas de ausência no ENEM 2023.
É importante reforçar que os candidatos que tiveram a isenção ou justificativa de ausência aprovada devem realizar a inscrição normalmente.
Aos participantes não isentos é obrigatório o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$85,00 até o dia 12 de junho, através de boleto, PIX, cartão de crédito ou débito.
Rio Grande do Sul
Devido às trágedias das enchentes que assolam o estado, os moradores do Rio Grande do Sul (RS) terão um prazo extra para se inscrever e também serão isentos da taxa de inscrição do exame.
Cronograma ENEM 2024
Inscrições: 27/05 a 07/06
Solicitações (nome social e atendimento especializado): até 07/06
Resultado do pedido de atendimento especializado: 17/06
Pagamento da taxa: 27/05 a 12/06
Provas: 03/11 e 10/11
Gabarito oficial: 20/11
Resultado da prova: 13 de janeiro de 2025