O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa que permite a seleção de estudantes em instituições federais e estaduais de Ensino Superior é a chave da porta de entrada para muitas pessoas na universidade pública. Somente neste ano, o programa oferece mais de 226 mil vagas disponibilizadas em 128 instituições públicas de ensino superior participantes em 6.402 cursos, sendo 63 universidades federais.
O prazo de inscrição da primeira edição do Sisu do Ministério da Educação (MEC) termina às 23h59 de sexta-feira, 24, e para realizar a inscrição, o estudante deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. No Portal Único de Acesso do Governo é possível fazer login de acesso.
O estudante Pedro Henrique Pimenta, de 21 anos, afirma que o Sisu tem grande importância para ele atualmente, já que planeja ingressar em uma universidade federal.
"Eu utilizei o Sisu em duas edições dele, em 2020 e 2023. Na edição anterior coloquei minha nota para dois cursos na UFG: Ciências Biológicas e Ecologia e Análise Ambiental. Já este ano, coloquei para duas universidades distintas no curso de Medicina Veterinária", afirma Pedro.
O estuddante ressalta a importância do programa para que mais pessoas ingressem em instituições públicas.
"O Sisu historicamente possibilitou a entrada de alunos de diferentes classes sociais ao ensino superior. Então, eu enxergo o Sisu como forma de ascensão social por meio do ensino público". Além disso, ele já foi beneficiado pelo Sisu anteriormente. "O Sisu me beneficiou quando consegui adentrar na UFG para cursar Ecologia e Análise Ambiental", completa.
Em relação à sua nota, ele afirma estar confiante para que entre na faculdade este ano e desfrute do ensino público superior.
"Alguns profissionais da educação comentaram que as notas de corte deste ano estão mais baixas. Estou confiante de que irei passar", diz.
Para fazer como Pedro, basta atentar-se ao cronograma a seguir:
Inscrições: 16 a 24 de fevereiro
Resultado: 28 de fevereiro
Matrículas: 02 a 08 de março
Manifestação da Lista de Espera: 28 de fevereiro a 08 de março
Convocação: não há menção no edital do processo seletivo