O estado de Goiás registrou mais de 30% de abstenção no segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, realizado no domingo, 10. Neste ano, dos 150.770 goianos inscritos no Enem, 31,8% não compareceram ao exame no segundo dia de prova.
Apesar de ser um pouco acima da média nacional, o percentual é menor do que o registrado na edição anterior. No Brasil, a média dos alunos que não compareceram no segundo dia foi de 30,6%.
No último dia de Enem os estudantes fizeram provas de ciências exatas e ciências da natureza.
Gabarito e Reaplicação
Na noite de domingo, 10, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Inep, Manuel Palácios, realizaram uma coletiva de imprensa para apresentar um balanço preliminar da aplicação do Enem 2024.
Durante o evento, foi anunciada a antecipação da divulgação dos gabaritos e das provas do exame, que agora será feita ainda nesta semana, ao invés da data previamente marcada para 20 de novembro.
O resultado oficial do Enem 2024 está programado para ser divulgado em 13 de janeiro de 2025.
Prazo para Reaplicação
Os candidatos que enfrentaram problemas logísticos ou que foram diagnosticados por doenças infectocontagiosas, conforme previsto no edital, poderão solicitar a reaplicação do exame entre 11 e 15 de novembro. As novas provas ocorrerão nos dias 10 e 11 de dezembro.
O Enem 2024 foi aplicado em duas datas: 3 e 10 de novembro. É importante ressaltar que os participantes que faltaram sem justificativa válida não terão direito à reaplicação e suas notas servirão apenas para autoavaliação.