
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 terão início no dia 17 de janeiro e poderão ser feitas exclusivamente pelo site oficial, no endereço acessounico.mec.gov.br/sisu. O prazo para inscrição se encerra às 23h59 do dia 21 de janeiro.
De acordo com o edital divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o processo seletivo será composto por apenas uma etapa. Os candidatos poderão indicar até duas opções de cursos. O resultado da chamada regular será publicado no dia 26 de janeiro, no Portal Único de Acesso.
Requisitos para participação
Podem participar da seleção estudantes que concluíram o ensino médio, realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 e não zeraram a redação. Aqueles aprovados na chamada regular ou por meio da lista de espera deverão efetuar a matrícula na instituição de ensino no período indicado no edital.
As vagas serão distribuídas pelas instituições conforme a ordem de classificação dos candidatos, considerando as notas obtidas no Enem. É importante ressaltar que os estudantes selecionados não poderão escolher o semestre de ingresso.
Modalidades de concorrência e cotas
O MEC informou que a classificação dos participantes acontecerá inicialmente pela modalidade de ampla concorrência. Em seguida, será aplicada a reserva de vagas de acordo com a Lei de Cotas. O objetivo é, segundo o órgão, beneficiar candidatos que realmente necessitam de políticas compensatórias para acesso ao ensino superior.
“O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior”, destacou o MEC em nota.
Confira o cronograma
Inscrições — 17 a 21 de janeiro
Chamada regular — 26 de janeiro
Matrícula ou registro acadêmico na instituição — 27 a 31 de janeiro
Manifestação de interesse na lista de espera — 26 a 31 de janeiro