História da arte na vida contemporânea – uma série de montagens que transportam personagens de pinturas clássicas para cenários da vida atual. É através desse contraste que o artista ucraniano Alexey Kondakov desenvolve seu trabalho. Figuras renascentistas são retiradas de seu contexto atual e colocadas, através de programas de edição de imagem, em contraste com metrôs, muros de arte urbana e barracas de praia. A ideia surgiu em 2014, quando ele passava por um impasse criativo em seu trabalho como diretor de arte. De acordo com o artista, suas criações mostram situações corriqueiras do cotidiano, enfrentadas pela maioria das pessoas, mas que podem ser observadas em um novo ponto de vista devido às pessoas do passado que as povoam.
O trabalho de Kondakov foi tema de um artigo do site Artsy, especializado em artes plásticas. A autora, Alexxa Gotthardt, fala da perfeição com que é feito o encaixe entre passado e presente nas imagens do artista, de forma que, à primeira vista, sua real intenção pode passar até despercebida. “Numa primeira observação, é fácil confundir as imagens de Alexey Kondakov com fotografias de celular da vida contemporânea. Seus objetos enfeitam metrôs, ônibus, e bronzeiam-se na praia. Mas um olhar mais atento revela o delicioso golpe do artista, que vive em Kiev: essas pessoas não são do século XXI: são personagens abduzidos de pinturas clássicas, e de forma precisa, aparecem sendo fotografadas em cenas atuais.”
A inspiração surgiu enquanto ele navegava por blogs sobre pintura. “Ele encontrou uma imagem da pintura Ninfas oferecendo Vinho, Frutas e Flores ao jovem Baco, pintada pelo pintor holandês Caesar Boetius van Everdingen, no século XVII. Ela mostra uma reunião entre Baco, deus da agricultura, do vinho e da fertilidade, bebendo alegremente na companhia de três ninfas seminuas”, conta a autora do artigo “O artista transportando figuras da história da arte para a vida moderna”, publicado no último dia 15. A forma descontraída dos personagens causou uma epifania em Kondakov. “Eu pensei: essa galera está festando da mesma forma que fazemos. Que tal colocá-la no nosso tempo – em paisagens modernas?”, disse o artista à autora, Alexxa Gotthardt.
Alguns dias depois desse devaneio, Kondakov resolveu photoshopar as figuras da obra prima de Van Everdingen em uma fotografia de uma rua coberta de neve em Kiev. “Ele postou a montagem no Facebook, e depois de receber muito feedback, decidiu continuar com o projeto. Desde então, criou inúmeras colagens digitais para a série, muitas delas compartilhadas com seus mais de 30 mil seguidores no Instagram.” Para os conhecedores de arte, as imagens passaram a servir como um jogo de adivinhação. “Em seus momentos mais inspirados, as imagens de Kondakov provocam dualidade. As criaturas antigas são colocadas com tanta destreza no contemporâneo que mal notamos o anacronismo. Por outro lado, os nerds da história da arte observam-nas como um jogo.”
Alexxa Gotthardt brinca com a tendência dos jovens indies em vestir-se com visual clássico, o que faz com que as imagens não sejam uma auto denúncia escancarada. “Em uma delas, um jovem vestido de boina e capa aparece sozinho em uma pizzaria decorada com graffiti. Ele poderia ser confundido com algum millenium vintage, mas um olhar mais delicado nos revela se tratar de um fragmento da pintura Retrato de Georg Giese, pintado em 1532 por Hans Holbein.”