Criado no em dezembro do ano 2000, o site Rate Your Music é uma base de dados colaborativa, criado com o intuito de catalogar todo o tipo de música já lançada no planeta, em qualquer formato. Com o aumento da popularidade do RYM, como é chamado pelos usuários, os criadores decidiram ampliar o campo de interesse para filmes e jogos. Glitchwave é o site criado pela equipe para catalogar games, e sua versão beta, lançada no ano passado, já coletou dados suficientes para criar um ranking com os melhores lançamentos de todos os tempos, segundo os próprios usuários da plataforma. Nessa edição você confere os jogos mais bem avaliados de Super Nintendo, um dos consoles mais vendidos de todos os tempos, lançado inicialmente no Japão em 1990.
CHRONO TRIGGER
A semelhança dos personagens e do design de Chrono Trigger e da série de mangá/anime Dragon Ball Z não é mera coincidência. Akira Toriyama, o criador de personagens mundialmente famosos como Goku, Bulma, Vegeta e Piccolo é também um dos responsáveis pela arte de Chrono Trigger, eleito pelos usuários do Glitchwave como o melhor jogo para Super Nintendo. Foi lançado em 1995, com uma equipe de designers chamada de ‘time do sonhos’ pela imprensa da época. O enredo ousado do game explica sua popularidade. A história se passa em um mundo similar à terra, em vários períodos. Na pré história, humanos e dinossauros dividem o planeta. Na idade média, existe magia, cavaleiros e monstros. Existe ainda o futuro pós-apocalíptico, cheio de robôs.
SUPER METROID
Segundo colocado da lista, o jogo de ação/aventura Super Metroid foi lançado em 1994 pela Nintendo. Trata-se de uma continuação da saga antes apresentada em Metroid II: Return of Samus, que saiu três anos antes para Gameboy (video game portátil da mesma empresa). Os jogadores controlam a protagonista Samus Aran, que viaja pelo planeta Zebes na tentativa de recuperar um Metroid (forma de vida extraterrestre muito poderosa) roubada pelo líder dos Piratas do Espaço (gangue inimiga). O jogo foi aclamado pela crítica, que elogiou sua atmosfera, jogabilidade, música e gráficos. Foi readaptado para vários outros video games, e em meados de 2003, já tinha vendido cerca de 1,3 milhões de cópias.
SUPER MARIO WORLD
Um dos jogos mais populares do planeta, Super Mario World, lançado em 1990, juntamente com o próprio Super Nintendo, ficou em terceiro lugar na lista, de acordo com a avaliação de mais de 600 usuários do Glitchwave. Trata-se de uma grande saga de aventura, composta por mais de 90 fases. Os personagens Mario e Luigi precisam viajar para a Dinosaur Island para recuperar a Princesa Toadstool do grande vilão, King Koopa. Para isso precisam enfrentar cada um de seus sete filhos, até chegarem no grande castelo onde a princesa é mantida refém. Entre florestas, cavernas e lava, contam com a carona do Yoshi (uma espéc i e de dinossauro que pode ser montado por eles). É o jogo mais vendido da plataforma, com mais de 20 milhões de cópias.
EARTHBOUND
Considerado um dos roteiros mais criativos de jogos de RPG de todos os tempos, em EarthBound temos um pouco de tudo: ficção científica, fantasia e comédia. “Ness, um jovem com poderes psíquicos, é acordado pelo barulho da queda de um meteorito em sua cidade natal, Onett. Enquanto investiga o incidente, um inseto do futuro alerta-o de que uma coalizão alienígena chamada Gygas está prestes a corromper o planeta. Para impedir, Ness deve encontrar oito santuários”. O jogo, lançado primeiramente no J a pão em 1994, teve um longo processo de produção, que durou cinco anos. Com base num retrato idiossincrático da sociedade ocidental (principalmente a norte-americana), sai do lugar comum e cria uma espécie de sátira que atinge todos os jogos populares do gênero.
THE LEGEND OF ZELDA: A LINK TO THE PAST
Em quinto lugar do ranking, está o jogo de aventura/ação desenvolvido pela Nintendo, The Legend of Zelda: A Link to the Past, que é o terceiro lançamento relacionado à saga The Legend of Zelda. Chegou às lojas do japão em 1991, e no ano seguinte na América do Norte e Europa. O foco da trama está no personagem c e n t r a l , Link, que viaja em uma jorn a d a para salvar Hyrurle (um reino fantástico inspirado na Idade Média) e derrotar Ganon, o vilão da série. Foi um grande sucesso, bem recebido pela crítica e pelo público, acumulando o expressivo número de mais de 4 milhões de cópias vendidas em todo o planeta. Recebeu vários elogios por possibilitar o transito entre dois mundos, o que torna a experiência do jogador mais interessante.