Comemorando meia década do grande meteoro que reacendeu na memória da humanidade aquele calorzinho com o qual os Dinossauros foram dizimados: o que caiu na província de Chelyabinsk em 2013 Rússia.
Em parceria com a Asteroid Day e Asteroid Day Brasil, a Gunstar traz uma super live sobre o assunto com muito conteúdo e com aquela energia de descontração que só um Clube de Astro Aventura Ecológica poderia ter .
Vamos juntos – em 2018 a Gunstar convida a todos a continuarem seguindo o Brilho das Estrelas, comemorando cinco anos de parceria cultural com o planetário Juan Bernardino e em memória do professor Juan com o projeto Laços.
O IMPACTO
O Meteoro de Cheliabinsk foi um meteoroide que adentrou a atmosfera terrestre sobre a Rússia em 15 de fevereiro de 2013, transformando-se em uma bola de fogo que cruzou os céus do sul da região dos Urais até explodir sobre a cidade de Cheliabinsk, às 9:20:26 (horário local) ou 03:20:26 (UTC). Estima-se que o meteoroide, ao adentrar a atmosfera terrestre, tinha aproximadamente 10.000 toneladas de massa e 17 m de diâmetro, liberando o equivalente a 500 quilotons de energia durante o evento. Para efeitos de comparação, a bomba nuclear jogada sobre Hiroshima liberou cerca de 13 quilotons de energia. Após despedaçar-se sobre Chelyabinsk, a maior parte do objeto parece ter caído no lago Chebarkul.
Cerca de 1.200 pessoas procuraram atendimento médico em consequência do evento, sendo que a maioria dos feridos machucou-se com estilhaços de vidro das janelas destruídas pela onda de impacto da explosão da bola de fogo. Segundo a defesa civil, pelo menos duas estavam muito mal. A explosão e os impactos resultantes danificaram prédios em seis cidades na região do evento. O calor resultante do atrito do objeto com o ar da atmosfera produziu uma luz ofuscante, a ponto de projetar sombras em Chelyabinsk, tendo sido avistada nos oblasts de Sverdlovsk e Oremburgo e no vizinho Cazaquistão.
REUNIÃO GUNSTAR
Quando: Hoje
Horário: 22h a 23h30
Local: Gunstar Team Goiás Astro Clube (Rua I, nº 156, Vila Santa Helena)