Artistas, editores e autores têm até 2 de março de 2018 para participar do 30º Troféu HQMIX. Este ano, o “Oscar dos quadrinhos” completa 30 anos e promete uma grande festa. As obras podem ser inscritas dentre mais de 40 categorias e depois serão julgadas por um júri formado por 10 especialistas e jornalistas da área de quadrinhos. Após esta primeira fase, serão selecionados 10 finalistas, em cada categoria, para o maior troféu de HQ da América Latina que será votado em segundo turno por mais de mil profissionais do setor.
O evento, que acontece todo ano desde que foi criado por Gualberto Costa e o cartunista JAL, no Programa TV MIX, da TV Gazeta, em 1988, tem como padrinho o apresentador Serginho Groisman.
O troféu será outorgado a obras cuja data de seu lançamento tenha sido entre o dia 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano em votação (2017). O lançamento terá que ter acontecido em território brasileiro e/ou organizado por brasileiros, mesmo que no exterior, dentro do período do ano em questão.
O HQMIX também é o único que premia estudantes, que podem se inscrever com trabalhos de conclusão de curso, mestrado e doutorado apresentados durante o ano de 2017. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do prêmio: hqmix.com.br/inscricao-de-obras. Será cobrada uma taxa de R$ 15 por publicação inscrita.
Cada publicação poderá ser inscrita em até duas categorias com o pagamento de apenas uma taxa de inscrição. Exemplo: uma publicação de quadrinho de humor que também é de aventura poderá entrar em dois itens pelo mesmo pagamento de R$ 15. Seus autores já poderão ser inscritos automaticamente nas categorias de desenhistas, coloristas e roteiristas, sem cobrança de taxa. O parâmetro será a inscrição de algum trabalho do autor, no ano, nas categorias de publicações.
No site, os participantes encontram mais informações de como realizar a inscrição e as regras que devem ser seguidas para cada categoria. A forma de julgamento será divulgada após as inscrições, de acordo com o número de inscritos. A primeira fase de seleção resultará na escolha de até 10 concorrentes por categoria do Troféu. Depois, haverá uma votação final em que os profissionais inscritos de todo o Brasil elegerão um finalista de cada categoria para receber o prêmio.
SAIBA MAIS
CATEGORIAS CONTEMPLADAS PELO TROFÉU HQMIX
Adaptação para os quadrinhos
Publicação composta por adaptação de obra anterior (literatura, cinema, teatro, etc.) através da transposição de linguagem, por exemplo, da verbal para a visual.
Arte-finalista nacional
Desenhista brasileiro que prepara e finaliza tecnicamente uma arte, dando os últimos retoques e realçando o traço do desenho.
Colorista nacional
Artista brasileiro que acrescenta cor à arte branco-e-preto.
Desenhista nacional
Desenhista brasileiro que trabalha em qualquer meio (lápis, tinta, pintura, colagem, etc.) para ilustrar suas histórias ou de outras pessoas.
Destaque internacional
Artista brasileiro que têm seus trabalhos publicados no exterior.
Edição especial estrangeira
Obra estrangeira em quadrinhos publicada em volume único.
Edição especial nacional
Obra nacional em quadrinhos publicada em volume único.
Editora do ano
Editora com maior destaque e relevância no ano anterior ao da realização da cerimônia de premiação.
Livro teórico
Publicação composta por pesquisas, ensaios, textos profissionais, acadêmicos ou científicos voltados para temas relacionados aos Quadrinhos.
Novo talento – desenhista
Desenhista brasileiro que se distingue pela qualidade do seu trabalho e alcança destaque no mercado de quadrinhos por seus primeiros trabalhos.
Novo talento – roteirista
Roteirista brasileiro que se distingue pela qualidade do seu trabalho e alcança destaque no mercado de quadrinhos por seus primeiros trabalhos.
Produção para outras linguagens
Obra baseada em quadrinhos que foi transformada em outras mídias, como adaptações para o cinema ou TV, documentários, peças teatrais, livros, etc.
Projeto editorial
Publicação de quadrinhos que tenha uma proposta editorial diferenciada ou especial.
Publicação de clássico
Obra de republicação de quadrinhos antigos.
Publicação de tira
Publicação de coletâneas de tiras originalmente publicadas em jornais, internet ou de material inédito.
Publicação independente de autor
Obra publicada pelos próprios autores, sem relação direta de editoras.
Publicação independente de grupo
Obra de coletâneas, antologias ou mixes, seguindo um tema ou não, publicada pelos próprios autores, sem relação direta de editoras.
Publicação independente edição única
Obra de um único número (one-shot), publicada pelos próprios autores, sem relação direta de editoras.
Publicação infantil
Publicação produzida e destinada para o público infantil.
Publicação juvenil
Publicação produzida e destinada para o público juvenil.
Publicação de aventura/terror/ fantasia
Obra com temáticas de aventura, terror e fantasia. Tanto em um dos itens como combinando entre os três aqui declarados.
Publicação de humor
Obra com temática de humor
Publicação em minissérie
Obra publicada que se completa em mais de uma edição. Assim só poderá ser inscrita quando for publicada sua última publicação sequencial completando a história.
Publicação mix
Publicação de coletânea de vários autores em um mesmo volume, seguindo um tema ou não.
Roteirista nacional
Escritor que elabora ou adapta roteiro para os quadrinhos.
Web quadrinhos
Premiação para autor que produz material original de quadrinhos para a internet.
Web tira
Premiação para autor que produz material original de tiras para a internet.
Evento
Premiação para eventos, salões ou festivais, cuja temática seja ligada aos quadrinhos.
Exposição
Premiação para evento de exibição ou mostra pública de obras cuja temática seja ligada aos quadrinhos.
Tese de conclusão de curso
Trabalho acadêmico de avaliação final de graduação com tema na área dos quadrinhos, elaborada seguindo metodologia específica.
Dissertação de mestrado
Trabalho acadêmico resultado de pesquisa com tema na área dos quadrinhos, elaborada seguindo metodologia específica.
Tese de doutorado
Trabalho acadêmico resultado de pesquisa própria com tema na área dos quadrinhos, elaborada seguindo metodologia específica.
CATEGORIAS OUTORGADAS PELA COMISSÃO ORGANIZADORA
Mestre do quadrinho nacional
Premiação que honra os criadores nacionais ou radicados no Brasil por suas contribuições e que sejam importantes para o desenvolvimento dos quadrinhos brasileiro.
Homenagem especial
Premiação em reconhecimento e mostra de admiração ao trabalho realizado em prol dos quadrinhos no Brasil.
Grande contribuição
Premiação que reconhece personalidades, instituições, eventos, obras ou quaisquer atividades que tenham contribuído de forma importante ou relevante aos quadrinhos no Brasil.
Comissão Organizadora do 30º Troféu HQMIX
Gualberto Costa e José Alberto Lovetro (JAL)–presidentes
Benedito Nicolau, Cristina Merlo, Daniela Baptista, Edson Diogo, Nobu Chinen, San Hart, Silvio Alexandre, Sonia M. Bibe Luyten, Waldomiro Vergueiro, Thiago Souza e Will
Sobre o Troféu HQMIX
O Troféu HQMIX foi criado em 1988, pela dupla JAL e Gualberto Costa, no programa TV MIX, da TV Gazeta. O prêmio logo foi apadrinhado pelo então apresentador do programa, Serginho Groisman. A votação nacional é feita pela categoria dos desenhistas de HQs e Humor Gráfico, por meio da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil (IMAG).