Após encher até o céu desta capital com a provocativa e lúdica dança contemporânea, a nona edição da Paralelo 16º vai concentrar agora sua programação especialmente nos teatros da cidade. Após breve pausa, os espetáculos são retomados hoje com “LUB DUB”, um espetáculo do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), da Bahia, que sobe ao palco do Teatro Goiânia às 20 horas. A apresentação é gratuita, contudo, o evento está promovendo uma campanha de arrecadação de mantimentos pedindo ao público a doação de um quilo de alimento não perecível. Toda a arrecadação será encaminhada à Vila São José Bento Cottolengo de Trindade (GO).
Apesar de vir do grupo baiano, a coreografia de LUB DUB é assinada pelo dançarino e coreógrafo compositor sul-coreano Jae Duk Kim. E este artista, que a cada dia se torna mais influente nos trabalhos brasileiros, já tem uma história com o Paralelo 16º, pois ele esteve em Goiânia, na sétima edição do festival. Naquele ano ele trouxe a sua companhia, a Modern Table Contemporary Dance Company, que apresentou o espetáculo “Darkness Poomba”, que arrebatou o público, com sua força e impetuosidade.
Desta vez, o coreógrafo não estará por aqui. Mas a intensidade de sua dança, sim. Através de “LUB DUB”, a companhia baiana, fundada em 1981, que tem direção artística de Antrifo Sanches e foi a primeira companhia baiana pública – o grupo é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), equipamento da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA) – tem impressionado festivais pelo País.
A coreografia foi considerada um dos 10 espetáculos de dança mais fundamentais de 2017 pela revista Bravo!. O sucesso se dá muito por seu seu estilo pulsante, já anunciado no nome da montagem - LUB DUB na medicina é conhecido com as batidas do coração.
Sendo assim, o espetáculo trata-se de uma coreografia percussiva com uma intensa alternância de movimentos de tração e estremecimento, dinamismo e relaxamento. É ritual e contemporâneo e oscila do silêncio absoluto à vertigem, em questão de instantes.
A relação dos movimentos com a trilha sonora, também assinada pelo próprio Jae Duk Kim, é mais do que estreita. A música do espetáculo é uma motivação sonora e física e dá o ritmo dos movimentos cardíacos, tendo como base instrumentos percussivos das culturas oriental e ocidental, canto e sons ao vivo e próprio som saído do corpo dos movimentos dos bailarinos.
Percebe-se ainda uma aproximação da cultura oriental com a brasileira, com influências da capoeira e dos tambores das religiões afro-brasileiras. Afinal, é de muitas maneiras que se bate um coração.
AMANHÃ
A programação segue amanhã também no Teatro Goiânia com uma dobradinha de espetáculos locais: às 20 horas será apresentado “Cartas de Frida”, do Grupo Contemporâneo de Dança. Em seguida, a Giro8 Cia. de Dança apresenta “Sr. Will”. Ambas produções vão contar com audiodescrição. E a noite será encerrada no Hermeto Bar, com também goianos da Nalini Cia. de Dança apresentando a performance “Queer”.
Inspirado nas cartas de amor da artista plástica mexicana Frida Khalo, “Cartas de Frida”, que foi idealizado pela bailarina e coreógrafa Luciana Caetano, pretende aproximar a artista das dores e paixões da artista. Assim, busca mostrar as várias “Fridas” que moram em cada um.
Já “Sr. Will” desmascara, através de seis bailarinos, esquemas de manipulação social. De lado dança explosão de estímulos proporcionados pelos meios eletrônicos; de outro, os mecanismos ocultos de controle social. Com dramaturgia do espanhol Antonio Gómez Casas, coreografia de Joisy Amorim e trilha inédita de Cleyber Ribeiro, a obra alerta para a necessidade de dar voz ao desejo, sem limitações ou preconceitos, de entregar-se ao universo dos sentidos e de libertar-se do que aprisiona e faz mal.
A última apresentação de sexta-feira é “Queer”, uma performance que explora as possibilidades dos corpos em cena fugindo da ideia binária de gênero, onde ele passa a ser concebido em sua fluidez.
O Paralelo 16º é uma realização da Quasar Cia de Dança, da Associação Quasar de Cultura e da Arte Brasil Eventos. O projeto foi contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, por meio da Seduce/Governo de Goiás e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal – Governo Federal. Veja a seguir a programação:
Programação
- Hoje
20h - Espetáculo: “LUB DUB”, Balé Teatro Castro Alves (BA)
Local: Teatro Goiânia
- Amanhã
20h- Espetáculo: “Cartas de Frida”, Grupo Contemporâneo de Dança (GO)
Local: Teatro Goiânia
21h - Espetáculo: “Sr. Will”, Gira8 Cia. de Dança (GO)
Local: Teatro Goiânia
22h30 - Espetáculo: “Queer”, Nalini Cia. de Dança (GO)
Local: Hermeto Bar
- Sábado (24)
20h - Espetáculo: “Rubedo”, Companhia de Dança Siameses (SP)
Local: Teatro Goiânia
21h - Espetáculo: “Sobre a Pele”, Das Los Grupo de Dança (GO)
Local: Teatro Goiânia
22h30 - Espetáculo: “Ainda Assim”, Grupo Contemporâneo de Dança (GO)
Local: Hermeto Bar
- Domingo (25)
20h - Espetáculo: “La Wagner”, Pablo Rotemberg (ARG)
Local: Teatro Goiânia