Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Batalha de poesia em duplas

A poesia funciona em vários meios. Quanto mais o escritor de­safia seu trabalho, mais ele conse­gue ampliar seus horizontes e assim afetar um número maior de pes­soas. Outra novidade que aprende­mos recente sobre a poesia, é que ela pode ser feita por todos e para todos. Tem um poder comunicati­vo praticamente exclusivo. Um novo formato que está se alastrando pelo Brasil é o Slam ou Poetry Slam. Tra­ta-se de um formato muito próximo das batalhas de rap, onde os poetas trazem seus textos para serem fala­dos em busca de uma nota satisfa­tória dos jurados. Pode participar do slam o taxista, a médica, o cozinhei­ro e o estudante, sem preconceitos ou burocracias.

Atualmente, existem partidas de Slam em várias capitais do país, inclusive já aconteceram algumas edições em Goiânia. Os produtores desta competição realizam uma ro­dada nacional, trazendo os princi­pais participantes de slam dos Esta­dos brasileiros em uma competição rica de sotaques e gírias. Recente­mente, o produtor do Slam da Gui­lhermina e poeta, Emerson Alcal­de, iniciou um novo projeto: o Slam Nacional em Duplas. As eliminató­rias serão realizadas por regiões do Brasil. As etapas sul e sudeste já fo­ram realizadas, e agora o produtor parte em busca dos poetas das ou­tras regiões do Brasil.

A eliminatória Centro-Oeste é a terceira eliminatória do Slam Na­cional em Dupla (competição de poetas em performance de texto original), realizado pela Fundação Perseu Abramo (FPA), por meio de seus projetos Brasil que o Povo Quer e Reconexão Periferias e em parceria com artistas e coletivos, acontecerá no dia 7 de abril (sá­bado), às 15h, em Brasília (DF). O local escolhido para a realização desta etapa foi o Espaço Cultural Imaginário (QS 103 Conjunto 05 Lote 05, Samambaia Sul).

As inscrições das duplas fi­cam abertas até o dia do even­to e podem ser feitas pela in­ternet. A competição terá cinco etapas eliminatórias regionais – Sudeste (10 de março), Nordes­te (17 de março), Centro-Oeste (7 de abril), Norte (14 de abril) e Sul (21 de abril). A final nacio­nal acontecerá em São Paulo, no dia 28 de abril.Todas as etapas serão transmitidas ao vivo pela tevêFPA, na página da Funda­ção Perseu Abramo no Face­book. Os finalistas participarão de uma antologia em livro e de um DVD do Slam Nacional em Duplas, a serem lançados pela Fundação Perseu Abramo. A du­pla vencedora ganhará um tro­féu, a título de prêmio.

ORIGEM

O slam foi criado nos anos 1980 em Chicago, nos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que a cultu­ra hip hop tomava forma, mas só chegou ao Brasil mais tarde, nos anos 2000. O campeonato ZAP, Zona Autônoma da Palavra, foi o primeiro deles, trazido pelo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, um Coletivo Paulistano de Teatro Hi­p-Hop. Atualmente, existem em torno de 30 slams como o “ZAP” no Brasil. São Paulo tem o maior número de slams do país, como o Slam Interescolar e o Slam da Gui­lhermina, bairro da zona leste da cidade. Mas há competições em todo país: no Slam BR deste ano, campeonato de abrangência na­cional, por exemplo, participaram poetas de 29 slams 17 de São Pau­lo, 4 do Rio de Janeiro, 4 de Minas Gerais, 2 de Brasília e 2 da Bahia.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias